Elite africana preparada para vencer a Gonzaguinha

15k Sargento Gonzaguinha é no domingo / Foto: Fábio Ura/ZDLSão Paulo - A organização da 45ª edição da 15K Sargento Gonzaguinha confirmou a inscrição de quatro corredores de elite africanos para a prova de domingo, dia 11 de Dezembro. São dois atletas do Quênia e dois da Tanzânia para o percurso considerado o último teste para a São Silvestre.

No feminino, Jacklyne Chemwek vem de um resultado positivo no domingo (4) ficando com o terceiro lugar na Volta Internacional da Pampulha com a marca de 1h03min32s. A queniana dividirá as ruas da zona norte de São Paulo com a tanzaniana Juma Sakilu.

No masculino, os dois representantes do continente são Sammy Kibet Rotich (Quênia) e o Fabiano Joseph Naasi (Tanzânia). O queniano ficou com o bronze da Maratona de Curitiba com o tempo de 2h26min23s.

"O grupo de africanos está bem representado e tem tudo para vencer a prova. Com certeza, a presença deles aumenta o nível da prova, uma das mais importantes do calendário. Os atletas brasileiros estão em franca evolução e disputa é sempre acirrada contra os quenianos e agora os tanzanianos", revela Luiz Antônio dos Santos, treinador e agente dos representantes dos africanos.

Apesar do favoritismo, o último pódio da 15K Sargento Gonzaguinha com africanos foi em 2008 com Charles Wachira Maina (Quênia), que ficou em quarto lugar com 43min38s.

"É uma corrida essencial na preparação para a São Silvestre, pois tem quilometragem parecida. Assim, os atletas podem corrigir e melhorar a estratégia para a última prova do ano", explica Luiz Antônio.

Últimas vagas - As inscrições seguem abertas até quinta-feira (8). A corrida terá largada e chegada na Escola de Educação Física da Polícia Militar. A tradicional prova fará parte da comemoração do 180º aniversário da Polícia Militar de São Paulo.

Os interessados em correr podem se inscrever por meio do site
www.yescom.com.br/provasargentogonzaguinha. O valor de inscrição para atletas policiais-militares é de R$ 40,00. Já os competidores não militares pagam R$ 55,00, preço que segue congelado até o término das inscrições.

A competição será dividida nas seguintes categorias: atletas com deficiência, elite, elite militar, atletas categoria geral e atletas militares. A largada será às 7h30min com os cadeirantes (masculino e feminino). Em seguida sai a elite feminina, às 7h40min. As demais categorias largarão às 8 horas.

Os 10 primeiros colocados em cada categoria garantem vaga no pelotão de elite São Silvestre, 20 dias depois. O percurso tem a mesma distância da tradicional corrida do País, mas com menos subidas e descidas. Em 2010, Marílson Gomes venceu de ponta a ponta em 44min23s, quase dois minutos na frente de Israel dos Anjos (EEFPM).

Corredores terão estacionamento especial - Os competidores da 45ª edição da 15K Sargento Gonzaguinha terão estacionamento especial disponível no Shopping D, localizado na avenida Cruzeiro do Sul, 1100, no bairro do Canindé.