Equipe Nike+ vence Desafio 600K 2010

Depois de três dias e 600K, a premiação final: a primeira colocação no pódio da Corrida SP-Rio, o Desafio dos 600K / Foto: Caio Guatelli / NikeSão Paulo - A segunda edição da Corrida de revezamento SP-Rio chegou ao fim no último final de semana, na Praia de Ipanema, na capital fluminense. Depois de três dias e 600 km percorridos, os representantes das 20 equipes participantes cruzaram a linha de chegada. A equipe Nike+ foi a grande vencedora da prova, completando o percurso depois de 36 horas, 57 minutos e 59 segundos.

O desafio começou antes dos 600K para os atletas da equipe Nilke+. Depois de enfrentarem muitas seletivas virtuais e uma presencial, eles foram os escolhidos para formar a equipe que representaria a comunidade virtual na prova.

Depois de três dias e 600K, a premiação final: a primeira colocação no pódio da Corrida SP-Rio, o Desafio dos 600K. Eles, que chegaram na prova como azarões, conquistaram o ouro. "Participar dos 600K é muito legal, mas estar na frente é demais", desabafou o Kim Cordeiro, treinador da equipe, já na festa de premiação.

No segundo dia, quando cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar, os atletas ganharam ainda mais confiança e acreditaram que podiam ganhar. "No trecho 38 eu senti que dava, mas procurei acalmar os ânimos dos atletas e segurar o clima de 'já ganhou' deles", disse o Kim. Mas o que todos queremos saber: qual o segredo para reunir 13 atletas que nunca treinaram e nunca foram treinados por ele e fazer deles campeões? "Não posso contar a estratégia porque ano que vem quero estar aqui de novo e quero ganhar mais uma vez", contou o Kim em tom de brincadeira.

Mas ele revelou parte do segredo... O primeiro ponto levantado pelo treinador foi a qualidade técnica dos corredores da equipes. A seleção foi feita com atletas de todo o Brasil em um longo processo e, em 2010, com a prova já conhecida, mais corredores se interessaram pela seletiva, se compararmos com 2009. Dessa forma, teve quantidade e, desse volume, foi possível extrair a qualidade.

Por não ter treinado a equipe, teve de se apoiar em um trabalho psicológico e também montar uma estratégia bem planejada. "No primeiro dia todo mundo é leão, se pedirmos para correr 10 trechos eles vão correr, mas segurei o pessoal para que eles chegassem inteiros até o último dia. Poupei o físico porque o psicológico fica realmente abalado". Além disso, ele quis que acreditassem que podiam ganhar e com o sucesso do segundo dia, eles viram que poderia ser possível e passaram a confiar ainda mais no treinador. "Eles tiveram comprometimento, vestiram a camisa", complementou o Kim.

Classificação final:

1º Nike+
2º Filhos do Vento
3º BH
4º Núcleo Aventura
5º 4any1
6º Butenas
7º Run&Fun
8º Brasília
9º Speed
10º Curitiba
11º Nike+2
12º Runners Club
13º Porto Alegre
14º Mulheres Nike
15º Athletics West
16º Find Yourself
17º Márcio Puga/Estação do Corpo
18º Nike Corre
19º Limiar
20º Imprensa