Marílson Gomes dos Santos é bicampeão da 15K Sargento Gonzaguinha

Marílson vence a 44ª edição da 15K Sargento Gonzaguinha/ Foto: Sérgio Shibuya / ZDL São Paulo (SP) - O brasiliense Marílson Gomes dos Santos, maior corredor brasileiro da atualidade, fez bonito e levou o bicampeonato da 44ª edição da15K Sargento Gonzaguinha, realizada neste domingo, no bairro do Canindé, em São Paulo. Na Elite Feminina, Beatriz Nascimento surpreendeu as favoritas e faturou o seu primeiro título na tradicional corrida paulistana.

A prova, com largada e chegada na Escola de Educação Física da Polícia Militar, na avenida Cruzeiro do Sul, teve início às 7h40 com a elite feminina e às 8h com a elite masculina e os demais competidores - cerca de 4 mil pessoas largaram sob sol forte (27 graus de temperatura) e 60% de umidade relativa do ar.

Marílson, do Clube BM&FBOVESPA, dominou a prova com grande tranqüilidade e cruzou a linha de chegada em 44min23s, quase dois minutos à frente do segundo colocado, Israel dos Anjos (46min09s), que venceu na categoria militares. O terceiro lugar ficou com Valdir Sérgio de Oliveira, do Cruzeiro (46min42s). "O clima quente e úmido foi o meu maior adversário neste domingo. Mesmo assim consegui me distanciar do restante do pelotão no quarto quilômetro e manter um bom ritmo até o final da prova", explicou Marílson, de 33 anos, que mora e treina em Santo André.

Segundo ele, o resultado foi importante para saber como estava sua condição física. "Foi muito importante correr a Gonzaguinha, pois estava parado desde a Maratona de Nova York, no mês passado. Eu precisava ter uma noção de como estava minha parte física e deu pra ver que estou bem. Meu objetivo agora é ganhar a São Silvestre. Estou bem preparado e vou lutar por este objetivo. Não vou entrar para ser segundo ou terceiro. Quero ganhar", enfatizou o bicampeão da prova, em 2003 e 2005, e que também ganhou duas vezes a Maratona de Nova York (2006 e 2008),.

Israel dos Anjos, de 34 anos, atleta da escola de Educação Física da Polícia Militar, ficou surpreso com o vice-campeonato conquistado, mesmo resultado que obteve em 2009. "Eu esperava chegar bem, mas o segundo lugar me surpreendeu um pouco. Tive uma temporada complicada, com algumas lesões. Em março machuquei a panturrilha e isso me prejudicou no decorrer da temporada. Graças a Deus me recuperei e consegui fazer uma excelente Gonzaguinha", comemorou.

O terceiro colocado, Valdir de Oliveira, também estava satisfeito. "Descansei durante duas semanas e senti um pouco de falta de ritmo. Por isso, o resultado foi excelente e agora quero treinar para conseguir o pódio na São Silvestre, um verdadeiro sonho para qualquer corredor", contou o mineiro de Guanhães, o atleta mais regular da temporada - foi o campeão do Ranking Caixa/Cbat de Corredores de Rua de 2010.

Beatriz Nascimento vence primeira Gonzaguinha - Entre as mulheres, o destaque foi a campeã Beatriz Nascimento, de 31 anos. Com o tempo de 57min30s, a paulistana superou Adriana Rosa Pereira Caetano, segundo lugar (58min04s) e Sirlene Sousa de Pinho, terceira colocada (58min55s) e uma das favoritas na prova.

"A prova foi difícil, pois estava muito quente e com alta umidade do ar. Consegui desgarrar do pelotão no quarto quilômetro e mantive o ritmo até o final. Meu objetivo era chegar entre as cinco melhores. Estou muito feliz com este título e confiante em um bom resultado na São Silvestre", explicou Beatriz, que começou a correr aos 17 anos de idade, por incentivo de seu marido e também atleta, Fábio do Nascimento. Neste ano ela ganhou a 9K Shopping Aricanduva. Teve boa temporada em 2006, quando foi vice-campeã da Maratona de Buenos Aires, e campeã da Meia Maratona de Punta del Este e da Meia Maratona de Assunção.

Para a mineira do Cruzeiro, Adriana Rosa Pereira Caetano, de 30 anos, o segundo lugar foi além do esperado. "Estou surpresa com este resultado, já que é somente a minha segunda prova como profissional. O clima estava muito quente, mas o percurso é rápido e me senti bem durante toda a corrida. É emocionante participar de uma prova importante como esta e terminar em segundo lugar". Na sua estreia, na Volta da Pampulha, dia 5, terminou em nono lugar.

Demais categorias Na categoria Elite Militar, Israel dos Anjos faturou o título com o tempo de 46min09s. Entre as mulheres militares, a vencedora foi Gisele Barros de Jesus, da PMERJ, com o tempo de 1h18min59seg.

Domínio brasileiro - Nos últimos sete anos, seis brasileiros foram campeões da Gonzaguinha. A única vitória estrangeira neste período foi a do queniano Rugut Kipngetich, em 2005.

Marilson Gomes dos Santos venceu em 2003 e 2010, Valdenor Pereira dos Santos faturou em 2004, João Ferreira Lima, o "João da Bota", levantou a taça em 2006, Luís Paulo da Silva Antunes foi bicampeão, em 2007 e 2008, e Franck Caldeira ganhou em 2009. Entre as mulheres, Sirlene Pinho faturou em 2006, a queniana Eunice Jeptoo foi a primeira em 2007, e a baiana Edielza Alves dos Santos fechou o bicampeonato em 2008 e 2009, e Adriana Rosa Pereira Caetano em 2010.

A corrida também selecionou os dez atletas melhores classificados na elite masculina e feminina para disputar a São Silvestre, corrida mais conhecida do calendário nacional, a ser realizada no último dia do ano. A última seletiva será no próximo sábado, dia 18, com a Ecorrida dos Mananciais, prova de 15 quilômetros a ser realizada em Bragança Paiulista (SP).

A tradicional prova paulista tem o nome de Sargento Gonzaguinha em função do apelido de Luiz Gonzaga Rodrigues, sargento da Polícia Militar e que foi um nome importante do atletismo nacional na década de 40. Campeão brasileiro e recordista em diversas provas de meia-distância, Gonzaguinha foi duas vezes vice-campeonato da São Silvestre.

Resultados

Masculino
1- Marílson Gomes dos Santos (BM&FBOVESPA) - 44min23seg
2- Israel dos Anjos (EEFPM) - 46min09seg
3- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 46min42seg
4- Luis Paulo da Silva Antunes (Cruzeiro) - 46min50seg
5- Rafael Santos de Novais (Pinheiros/Asics) - 47min06seg
6- José Saraiva Frazão Júnior (PMERJ) - 47min33seg
7- Gladson Alberto Silva Barbosa (Pinheiros/Asics) - 47min53seg
8- Fábio Nascimento (Timex/Saucony) - 47min58seg
9- Ivanildo Dias de Souza (Clube Esperia) - 48min01seg
10- Cláudio Ferreira (Fademp SJC) - 49min31seg

Feminino
1- Beatriz Nascimento (Timex Saucony) - 57min30seg
2- Adriana Rosa Pereira Caetano (Cruzeiro) - 58min04seg
3- Sirlene Sousa de Pinho (Pinheiros/Mizuno) - 58min55seg
4- Rosineide Flor da Silva (Projeto Jepom) - 01h00min40seg
5- Luziane Alves Ferreira (Paulo Cesar Running) - 01h06min44seg

Militar Masculino
1- Israel dos Anjos (EEFPM) - 46min09s
2- José Saraiva Frazão Júnior (PMERJ) - 47min33s
3- Nilton Gonçalves dos Santos (Batalhão Humaitá) - 51min16s
4- Walmir Santos de Andrade (PMMG) - 51min42s
5- Luiz José Ferrini da Silva (PMERJ) - 51min44s
6- Eduardo Américo Soares (Corpo de Bombeiros) - 54min06s

Feminino
1- Gisele Barros de Jesus (PMERJ) - 1h18min59seg

Deficiente auditivo masculino
1- Rinaldo Luiz de Lima (Guarda Civil) - 1h09min28seg

Deficiente mental masculino
1- Sebastião arruda (100Limites) - 1h36min53seg

Deficiente visual masculino
1- Marcos Tadeu Custódio Jr. (ONG Força no Pé) - 1h03min20seg

Deficiente membro superior feminino
1- Monica Ramos (ONG Força no Pé) - 1h35min18seg

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook