Quenianos vencem Corrida de Reis em Cuiabá

O queniano Barnabas Kosgei foi o grande vencedor da XXVII Corrida de Reis, disputada dia 09 de janeiro, em Cuaibá / Foto: Reprodução Centro AméricaCuiabá - O queniano Barnabas Kosgei foi o grande vencedor da XXVII Corrida de Reis, disputada no último domingo, dia 09 de janeiro, em Cuaibá, depois de um final de prova emocionante. Entre as mulheres, a vitória também foi do Quênia, com Eunice Kirwa, que cruzou a linha de chegada na primeira colocação.

Ao todo, foram três largadas em Cuiabá. Os primeiros a largar foram os atletas da categoria especial, às 7h45. Em seguida, às 8h, largou o pelotão feminino. Quinze minutos depois foi a vez dos atletas de elite do masculino. Ao mesmo tempo, alguns metros atrás, saíram os 10 mil atletas inscritos na corrida realizada pela TV Centro América. Eles percorreram 10 quilômetros entre a Ponte Sérgio Motta em Várzea Grande e a Praça das Bandeiras, em Cuiabá.

No pelotão de elite, estavam os brasileiros Frank Caldeira, Clodoaldo Gomes da Silva, Simoni Alves, Nadir Sabino, Fernando Gomes Trindade e Cruz Nonata. O Quênia estava representado por Mark Korir, Barnabas Koplagat Kosgei e Eunice Kirwa. Marco Joseph que venceu as duas últimas edições da Corrida de Reis e Anastazia Mhomi Ghamaa, da Tanzânia, também brigavam pela vitória.

Na disputa masculina, Franck Caldeira chegou a liderar a prova até o quilômetro sete, mas sentiu o cansaço e o calor da capital do Mato Grosso. Ele foi superado por Marco Joseph e também pelos quenianos Barnabas Kosgei e Mark Korir. Eles se distanciaram e disputaram a prova lado a lado e quase cruzaram a linha de chegada juntos. A decisão aconteceu nos últimos 200 metros de prova, para delírio do público. Apesar do cansaço, o brasileiro Franck Caldeira conseguiu superar o bicampeão Marco Joseph, e terminou em terceiro.

Entre as mulheres, a queniana Eunice Kirwa, campeã da Meia Maratona do Rio de Janeiro, foi a vencedora. A brasileira Cruz Nonata terminou a prova na segunda posição.

Após a prova, Franck lamentou o cansaço, mas agradeceu o carinho da torcida de Cuiabá. "Faltando dois quilometros eu senti o desgaste. Mas valeu a força do Brasil e queria agradecer  ao público. Fico triste de náo conseguir reverter esse carinho em vitória, mas que torçam bastante para o país ser vencedor em 2011."

Cruz Nonata, segunda colocada na prova, comemorou a colocação. "A reta final foi muita disputada e estou feliz com essa segunda posição" - disse a brasileira.