A depressão após o Ironman

No último dia 26 de maio, mais precisamente às 23 horas 59 minutos e 59 segundos acabou oficialmente o Ironman Brasil 2013 / Foto: Linkphoto.com

São Paulo - No último dia 26 de maio, mais precisamente às 23 horas 59 minutos e 59 segundos acabou oficialmente o Ironman Brasil 2013. Para os dois mil atletas que largaram nas águas geladas do mar do Jurerê Internacional, agora só restam as lembranças de mais um desafio cumprido, do cansaço físico e mental que apenas esses homens de ferro tiveram o privilégio de sentir.  
 
Mas e agora ? O que vem depois ? Nas próximas semanas muitos triatletas vivenciarão um sentimento de vazio, de “estou sem rumo” e uma perda significativa de suas motivações. Sentimentos esses que muitos podem desconhecer que existam, mas que se trata de algo muito real para muito dos atletas especialistas em provas de longa distância, conhecida como Síndrome da Depressão Pós- Ironman (Post-Ironman Depression Syndrome -PIDS).
 
Muitos se dedicam diariamente por mais 180 dias, com rotinas árduas de treino, alimentação rígida, stress do trabalho, família e do dia para a noite, após o termino da competição, mesmo com a sensação de dever cumprido o atleta se vê sem objetivos, sem metas a serem cumpridas, sem rotina de treino, o que em muitos casos pode levar a PIDS. 
 
Para evita-la, uma boa opção é deixar seu corpo descansar alguns dias antes de voltar aos treinos. Respeite seu corpo e principalmente aprenda a escuta-lo. Volte a treinar aos poucos, comece pelo ciclismo ou pela natação, deixe a corrida por ultimo, pois esta exigirá mais de seu corpo.
 
Procure fazer treinos diferentes daqueles feitos durante sua preparação. Treine com os amigos. Treine pouco e em locais diferentes. E não se esqueça de dar a devida atenção a sua  família que sofreu tanto quanto você durante esses últimos meses. Você ainda pode ler um bom livro, ir ao cinema, sair para passear, fazer coisas que normalmente não fazia durante sua preparação.
 
Depois de bem descansado, sente com seu técnico, analise seu desempenho, seus acertos e erros durante a prova. Defina seus novos objetivos, seu novo calendário de competições e suas estratégias de treino e procure manter sempre sua motivação elevada, pois ela é sua mair aliada nesse período de transição.
 
 
 
Alexei von Zuben
 
 
Alexei von Zuben
Coordenador da Equipe AVZ SPORTS
Mestre em Treinamento em Esporte pela Universidade Estadual de Campinas 
Triatleta especializado em provas Ironman e Meio Ironman
Contato: www.avzsports.com / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / (19) 9955-2534