Ana Moser abre a Dois Andares, uma academia nada convencional

Ana Moser e José Elias de Proença / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Uma hora de esteira, quarenta minutos de aeróbica, mais uma dose de musculação para chapar a barriga e quem sabe uma aula de zumba - a dança da moda - para queimar calorias. Essa é a fórmula que a maioria das academias utiliza para reforçar a ideia do culto ao corpo perfeito, sem gorduras e com a musculatura mais do que firme. Mas e quem não se encaixa neste perfil, não se pauta apenas pelo "padrão estético" e quer mais é saber de saúde?
 
Foi pensando em difundir o conceito de atividade física como meio de se conquistar uma vida saudável que a ex-jogadora de vôlei Ana Moser lança a Dois Andares, uma academia um tanto quanto diferente. Em vez de horas exaustivas em atividades já conhecidas, os participantes dividem o tempo entre exercícios de pilates, musculação com elásticos, bolas, bastes, colchões, caminhada e outras práticas menos convencionais, frequentando o espaço de duas a quatro vezes por semana. A intenção é facilitar tanto a iniciação, quanto o condicionamento, o aprendizado e o bem-estar dos praticantes. O espaço poderá atender até 700 pessoas.
 
Quem acompanha o trabalho da medalhista olímpica Ana Moser fora das quadras sabe de seu envolvimento com o setor esportivo, sempre tentando aliar o esporte à educação. É dela o projeto do Instituto Esporte & Educação, que participa da gestão de centros da comunidade em vários local do Brasil, projeto pioneiro no país, com milhares de participantes e educadores formados pela metodologia que compreende o esporte como ferramenta para o desenvolvimento do processo educativo e para criar a cultura da prática motora. A Dois Andares é mais um passo nessa direção: a academia também promove a ocupação dos espaços públicos e a criação de comunidades esportivas, trabalhando em quadras, praças, organizando ruas de lazer e ligas esportivas amadoras, além de oferecer cursos de qualificação profissional para quem já atua na área da educação física.
 
"Infelizmente, hoje temos muitas academias cujo preço não é acessível à maioria das pessoas. Isso incentiva o sedentarismo. Nós queremos oferecer, por um valor justo, um atendimento de qualidade para que as pessoas se animem a sair do sofá, buscando ampliar os hábitos ativos e uma melhor qualidade de vida", explica Ana Moser. Vale lembrar que o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Na Dois Andares, os alunos são acompanhados de perto por professores treinados na metodologia em aulas de uma hora. "A ideia é tornar a atividade física algo prazeroso. Apresentar desafios motores adequados para cada pessoa. É lógico que a boa forma vem junto", diz a ex-atleta. Também há pacotes para empresas, oferecendo consultoria esportiva, programas de ginástica laboral, além da criação de programas de voluntariado e torneios esportivos.
 
O negócio, projetado em parceria com José Elias Proença, preparador físico da seleção brasileira feminina de vôlei bicampeã olímpica, é resultado de um investimento de 800 mil reais conquistados por Ana Moser no reality show O Aprendiz, da Rede Record. O lucro da empreitada será injetado no Instituto Esporte & Educação, criado em 2001 e que já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook