Anderson dos Santos fala sobre Treinamento Funcional Integrado

 

Especialista em Movimento Humano treina atleta de Mountain Bike Downhill  / Foto: Divulgação

São Paulo - Os atletas costumam provocar admiração aos mortais e tanto os profissionais como amadores almejam ir mais longe quando se trata de esportes, procuram sempre melhorar suas marcas com participações em competições e a maioria dos atletas se dedica a treinos visando os campeonatos mundiais.
 
Mas, superar desafios, ultrapassar limites, é praticamente impossível sem um treinamento adequado. Para chegar “lá”, o Personal Trainer, Anderson dos Santos, especialista em Movimento Humano, indica o Treinamento Funcional Integrado e Kettlebell para os atletas melhorarem as suas performances nos mais diferentes esportes.
 
A atleta de Mountain Bike Downhill e advogada, Bia Ferragi, por exemplo, conta o que mudou em sua preparação física hoje, em comparação quando não treinava com Kettlebells. “Senti um aumento de força e equilíbrio realmente assustadores”.
 
Os atletas costumam provocar admiração aos mortais e tanto os profissionais como amadores almejam ir mais longe quando se trata de esportes, procuram sempre melhorar suas marcas com participações em competições e a maioria dos atletas se dedica a treinos visando os campeonatos mundiais.
 
Mas, superar desafios, ultrapassar limites, é praticamente impossível sem um treinamento adequado. Para chegar “lá”, o Personal Trainer, Anderson dos Santos, especialista em Movimento Humano, indica o Treinamento Funcional Integrado e Kettlebell para os atletas melhorarem as suas performances nos mais diferentes esportes.
 
A atleta de Mountain Bike Downhill e advogada, Bia Ferragi, por exemplo, conta o que mudou em sua preparação física hoje, em comparação quando não treinava com Kettlebells. “Senti um aumento de força e equilíbrio realmente assustadores”.
 
Motivação é a peça-chave para os atletas melhorarem o potencial e desempenho físico, na opinião de Anderson dos Santos, que diz ser fundamental reservar um tempo para os treinos.
 
A atleta que começou pedalando All Mountain (Cross Country Trail) e aos poucos foi se encantando com o Downhill, hoje treina com o Anderson dos Santos e compete em eventos da categoria no Brasil e no exterior.  
 
Por que o Kettlebell se destaca tanto entre os atletas ultimamente?
 
Bia Ferragi conta que passou a conhecer o Kettlebell por meio de um treinador americano que por vídeos e planilhas passava algo a respeito, mas na academia convencional não tinha todos os pesos disponíveis e o acompanhamento de um profissional experiente como tem hoje.
 
A atleta diz que o contato com o Kettlebell Training aconteceu porque sempre passava de bike na frente do Studio Personal S/A, na Estação Jardim São Paulo do metrô e observava uma turma muito engajada e diversificada treinando com pesos grandes e muita perfeição na execução. “Eu e o meu marido ficamos muito interessados e não demorou para fazermos a primeira visita”, relata.
 
Este ano mesmo correu em uma prova na França com mais de uma hora em descida de muito impacto (Downhill) em velocidade média de 60 km/h. “O que parece um sofrimento gigantesco para uma pessoa normal, eu consegui resistir, principalmente por causa do nosso treino diário”, esclarece.
 
Como os seus resultados melhoraram muito com o Kettlebell, hoje, consegue se aproximar muito mais dos homens em resultados e está muito mais “blindada” para tombos e movimentos bruscos.
 
Para quem pratica MTB, de acordo com a atleta Bia Ferragi, o TGU é o principal exercício, pois trabalha muito equilíbrio e força. “Hoje consigo executá-lo com um Kettlebell de 20kg e vez ou outra encaro o desafio de 24”, afirma.
 
Para chegar aonde chegou, Bia Ferragi treinou muito e continua treinando. A  autora do Blog Bike é Legal! reforça que andar de bike em trilhas de alta velocidade exige treino de preparação. É importante fortalecer ligamentos e o cardiovascular.
 
“Com muito esforço, consegui ficar com o título no feminino no Campeonato Shimano Enduro Series Brasil 2014”, diz a atleta. O treinamento com Kettlebell ajuda não só na preparação física, na concentração e disciplina como também atua no psicológico.
 
“Temos que lembrar que ao pedalar uma bicicleta trabalha-se principalmente pernas e glúteos, além dos braços, abdômen, peito e costa e as trilhas apresentam subidas e descidas impressionantes, por isso existem as variações de carga e esforço”, ressalta Anderson dos Santos.
 
O Kettlebell Trainning deixa os atletas mais “Fortes e Rápidos”. Os exercícios, como agachamento, transferência e levantamento são feitos com uma bola de ferro fundido com uma alça, em vários pesos e tamanhos, para os diversos níveis de resistência e objetivos do praticante, entre emagrecimento, já que para a maioria dos atletas, o desafio é justamente se manter abaixo do peso, e ganho de massa.
 
“No levantamento de peso é necessário muita força, técnica e velocidade. Quanto mais rápido o atleta consegue levantar determinado peso, melhor porque ele estará aumentando a carga que consegue erguer e no menor tempo possível”, esclarece.
 
Bia Ferragi tem ambição de ficar cada vez mais resistente, para correr provas cada vez mais exigentes. “Tenho o sonho de correr o que chamamos de enduro multi-stage, que são vários dias de downhill em trilhas sem reconhecimento prévio. Para uma prova desse nível, o piloto precisa de muito preparo. Com o Kettlebell vou chegar lá!”, conclui.
 
Principais vantagens para os atletas treinar com Kettlebells, ao invés do treinamento convencional em máquinas:
 
- Movimentos Balísticos do Kettlebell desenvolvem a Força Explosiva.
 
- Aumenta a potência e força nos quadris.
 
- Melhora a resistência de Força Rápida.
 
- Melhora a resiliência ao impacto.
 
- Melhora a pegada e a força dos punhos.
 
- Evita lesões musculares.
 
- Aumento da Força Máxima.
 
- Melhora a mobilidade e estabilidade das articulações.
 
- Melhora a aceleração e desaceleração dos movimentos.
 
Segundo o Treinador ADF-PRO, Anderson dos Santos, os exercícios com o Kettlebel são excelentes para os atletas, porque para se mover o kettlebell com controle e habilidade, todo o corpo tem que trabalhar em conjunto, o que traz um benefício para os esportes de uma maneira geral. Além disso, aumenta a resistência, assim como a flexibilidade, absorção ao impacto e a força da musculatura, incluindo o tronco, quadril, ombros e o pescoço”, aponta Anderson dos Santos.
 
O personal trainer conta que os melhores treinadores dos esportes americanos usam Kettlebells na preparação física. “Vamos deixar os atletas mais fortes e rápidos, contribuindo para um melhor desempenho no esporte e em competições”, finaliza Anderson dos Santos.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook