As bikes do Tour de France 2013

Entretanto, muitos não sabem que no Tour de France os atletas utilizam 2 tipos de bike / Foto: Tour de France/Divulgação

França - A cada ano novas bicicletas são lançadas, principalmente, no mercado americano e europeu. Hoje temos fácil acesso a esses lançamentos através de revistas e internet, mas é assistindo ao Tour de France que podemos ver essas máquinas em ação.  Na Volta da França os atletas utilizam dois tipos de bikes: de estrada e de contra relógio ou TT- Time Trail.
Apesar de serem bicicletas, esses dois tipos diferem e muito entre si. As bikes de estrada são as mais comuns entre os ciclistas. Elas são específicas para provas onde há pelotão, onde o vácuo é liberado e também para as provas de montanha. Já as bikes de contra relógio são mais comuns entre os triatletas que competem provas de longa distancia e provas onde o vácuo é proibido. Geralmente são usadas em etapas específicas de contra relógio individual ou por equipe.
 
Devido à especificidade de seu uso, essas bicicletas tem geometrias diferentes, ou seja, a estrutura de seus quadros diferem quanto ao tamanho e angulação de suas partes. A diferença mais marcante esta vinculada a angulação do seat tube (tubo do selim), onde nas bicicletas de estrada a angulação é de 73,5° e nas bicicletas de TT essa angulação pode variar entre os 75° a 81°, dependendo da marca e modelo.
 
Essa diferença marcante gera mudanças no posicionamento dos atletas em cima de suas bicicletas. Nas bikes de estrada o ciclista logo é projetado para trás, ou seja, em direção a roda traseira e ao selim. Em contra partida, nas bikes de TT o ciclista fica mais pra frente, deslocando seu centro de gravidade mais próximo ao guidão e a roda dianteira. Essas variações de posição geram grandes mudanças área frontal do ciclista que está relacionado diretamente com a resistência do ar. 
 
Nas bikes de estrada o ciclista fica com seu tronco mais ereto o que aumenta sua área frontal logo aumenta a resistência com o ar o que prejudica seu desempenho quando pedalando sozinho. É exatamente por isso que esse tipo de bicicleta é usado em provas de vácuo liberado e pelotão. Por outro lado, devido ao posicionamento mais para trás do atleta, existe um favorecimento em relação ao recrutamento da musculatura do quadríceps, o que esta relacionado positivamente com a melhora da performance em subidas.
 
Já nas bicicletas de contra relógio, o atleta está posicionado mais para frente assumindo o que chamamos de uma posição mais aerodinâmica. Seu tronco tende a ficar numa posição mais próxima a horizontal o que diminui muito sua área frontal, diminuindo assim a resistência com o ar e melhorando seu desempenho quando pedala sozinho. Por isso, esse tipo de bicicleta é especifico para provas onde o atleta tem que pedalar sozinho, como no triathlon e em provas de contra relógio, onde não é permitido o famoso vácuo.
 
 

 
Alexei von Zuben
 
 
Alexei von Zuben
Coordenador da Equipe AVZ SPORTS
Mestre em Treinamento em Esporte pela Universidade Estadual de Campinas 
Triatleta especializado em provas Ironman e Meio Ironman
Contatowww.avzsports.com / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / (19) 9955-2534