Como preparar um Diário de Treino

- O diário de treino, ou diário de treinamento se preferir, nada mais é do que um registro diário de nossa rotina de treinamento e competição / Foto: Divulgação

Campinas - O diário de treino, ou diário de treinamento se preferir, nada mais é do que um registro diário de nossa rotina de treinamento e competição. Nesse diário devemos anotar o máximo de informações que acharmos pertinentes em relação aos nossa rotina de treino e de provas que pretendemos disputar.
 
Muitos de nós temos que conciliar o treino com o trabalho, a família, as obrigações diárias, a vida social e no meio dessa frenética correria do dia a dia acabamos não anotando os resultados.
 
Ao criarmos o hábito de escrever informações sobre nossa rotina, passaremos a dar a devida importância ao nosso diário de treino e passaremos a entender sua razão.
 
A partir dessa análise, podemos verificar se estamos ou não progredindo, se o trabalho desenvolvido está sendo ou não eficiente, se necessitamos de mais descanso além de ajudar a entender um pouco como nosso corpo responde a determinados treinos e o quanto de descanso é necessário antes de uma competição.
 
Pensando um pouco em nossa rotina de treino, podemos fazer anotações simplificadas onde descreveremos nossa sessão do dia e o resultado obtido, como por exemplo:
 
Treino:____; tempo total:____.
 
Entretanto, quanto mais nosso diário for rico em informações, mais fácil será nossa análise futura e mais fácil será identificar nossos acertos e erros. Assim, podemos pensar em algo do tipo:
 
Treino: ____; Horário: ____; Data:____; Local:____; Percurso:____; Condições meteorológicas:____; Intensidade programada:____; Intensidade realizada:____; FC méd:____; FCmáx:____; Tempo total de treino:____; Parciais por km:_____; Altimetria do percurso:____; Percepção subjetiva de esforço:____; Suplementação:____; Peso corporal pré atividade/pós atividade:____; Considerações gerais do treino: (como se sentiu durante o treino? sentiu dores musculares? estava acompanhado? foi difícil? foi fácil? porque? etc).
 
Agora ao pensarmos em um diário voltado para nossas competições, devemos anotar as mesmas informações acima exemplificadas, mas podemos ainda complementa-lo com informações referentes a nossa rotina pré e pós competições.
 
Por exemplo: Competição:____; Data/local:____; Alimentação véspera/pós competição:____; Hidratação véspera/pós competição:____; Hidratação véspera/pós competição:____; Peso corporal véspera/pós competição:____; Qualidade do sono:____; Nível de ansiedade véspera:____; Considerações gerais da competição:____; etc.
 
Os itens relacionados acima são apenas exemplos de informações que podemos anotar diariamente. Você não precisa se limitar a eles. Procure inserir os dados que achar interessante e tenha sempre em mente que quanto maior o número de dados que coletar, mais completo será seu diário e melhor será sua ferramenta de análise do trabalho que você e seu técnico estão desenvolvendo.
 
 
 
Alexei von Zuben
 
 
Alexei von Zuben
Coordenador da Equipe AVZ SPORTS
Mestre em Treinamento em Esporte pela Universidade Estadual de Campinas 
Triatleta especializado em provas Ironman e Meio Ironman
Contatowww.avzsports.com / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / (19) 9955-2534
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook