Programa Move Brasil auxilia iniciantes na prática de atividade física

Logo / Foto: Divulgação

São Paulo - O Move Brasil Corridas – programa de treinos criado pela campanha Move Brasil para a população deixar o sedentarismo de lado e iniciar a prática de atividades físicas por meio do universo das corridas – já está mudando o ritmo de vida de pessoas na cidade de São Paulo.

O projeto, que tem como principais ferramentas uma planilha e cards com orientações e dicas para os novos corredores, consiste em uma série de treinos fácil, prática e acessível a toda a população.
 
A proposta dos treinamentos tem duração total de nove semanas. São três dias com treinos de meia hora por semana, iniciando-se com oito minutos de corrida por sessão e finalizando-se com 30 minutos, com a alternância de um dia de treino com um de descanso. A planilha e os cards com as dicas, orientações e informações para os novos corredores podem ser baixadas diretamente no link http://www.movebrasil.org.br/corridas.aspx .

PORTA DE ENTRADA

A supervisora financeira Diva da Silva, de 53 anos não praticava a corrida até conhecer o programa. “Comecei a treinar com a utilização da planilha e dos cards em janeiro de 2015 e já consegui atingir a meta de correr por 30 minutos”.
 
Diante dos resultados obtidos, Diva compartilhou suas experiências no site HealthUnlocked (healthunlocked.com/movebrasil-corridas), uma importante ferramenta por onde os corredores iniciantes podem acessar uma comunidade para trocar dicas e experiências com outros usuários, além de participar de enquetes, relatar a sua rotina de treinos e até mesmo buscar novos companheiros para suas corridas. “Gostei do desafio e quero continuar a correr”, conclui.
 
BENEFÍCIOS DA CORRIDA

Criado por profissionais para facilitar a vida das pessoas, uma das praticidades do Move Brasil Corridas é contribuir na organização dos treinos. A funcionária da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo, Andreia Santos Pedro, 37 anos, moradora da zona norte da capital, costumava correr de forma esporádica e sem controle, mas, desde que iniciou os exercícios com auxílio da planilha, passou a praticar o esporte com maior frequência.
 
Como consequência, ela melhorou sua condição respiratória, tendo hoje mais fôlego para as atividades do dia a dia e disputa corridas de rua, como a de Bertioga (10 km) e a etapa pelo centro histórico de São Paulo (9 km). Os benefícios ganhos por Andreia também já têm reflexos fora do período de treinos. “Agora com uma rotina definida, as dores pós-exercício diminuíram”, afirma Andreia.


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook