Quero muito correr, mas não aguento. O que posso fazer?

Com treinos leves é possível se chegar a uma corrida de 5 km / Foto: Márcio Kato / ZDL

Rio de Janeiro - Quantos já começaram a treinar corrida, mas nos primeiros treinos desistiram por não acreditarem que aguentariam completar nem o primeiro quilômetro. Mas não se desespere, por mais difícil que possa parecer suas primeiras corridas, com o treino certo e a motivação em alta em pouco tempo você já estará completando sua primeira corrida de 5 km.   

O ideal é começar aos poucos, com caminhas leves em terrenos planos. Assim, quando sentirmos que estamos aguentando bem caminhadas de 30 a 40 minutos, podemos procurar percursos diversos, com subidas e decidas. Quando aguentar caminhadas mais longas, tipo 50 a 60 minutos, em ritmos variados (leve a moderado), pode inserir nos treinos um pouco de corrida.
 
Mas não ache que agora você vai calçar seus tênis e sair correndo 40 minutos sem parar! Pelo contrário, agora é o momento em que termos que fazer a transição entre caminhada e corrida, ou seja, devemos estruturar nossos treinos de forma a condicionar nosso organismo a aguentar cada vez mais volumes maiores de corrida.
 
Para isso podemos, por exemplo, realizar treinos intercalados de caminhada e corrida, iniciando com caminhadas de 8 a 10 minutos por corridas de 30 segundos a 1 minuto. Aos poucos devemos diminuir o tempo de caminhada até chegarmos à proporção de 1:1, ou seja, por exemplo, 4 minutos de caminhada por 4 minutos de corrida. Depois devemos aos poucos diminuir o tempo da caminhada e aumentar o tempo de corrida até conseguirmos correr contínuos 5, 10, 15, 20 minutos.
 
Ao aguentarmos corridas contínuas de 15 a 20 minutos já podemos realizar treinos específicos visando nossa primeira competição de 5 km. Para isso, podemos pensar em treinos intercalados, em diferentes tipos de terreno (asfalto, terra, grama) e com diferentes inclinações (plano, subida, decida). 
Mas lembre, sempre aumente seus treinos de forma gradativa, intercalando sessões de treinos com sessões de descanso e respeitando seu limite.