Treino de força é opção para potencializar a hipertrofia muscular

Prof.Dr. Alex Souto Maior / Foto: Ricardo Soares

São Paulo - A grande maioria dos métodos de treino visa conseguir potencializar o treinamento de força, tornando-o mais eficiente. Muitos deles são estudados e pesquisados e mostram bons resultados, como é o caso do treinamento de força com oclusão vascular. Ele ainda é pouco conhecido nas academias, mas vem ganhando adeptos porque oferece efeitos positivos para a hipertrofia e a força muscular.
 
O método é baseado na oclusão vascular de membros superiores ou inferiores com o uso de um aparelho que pode controlar a pressão exercida na musculatura. Isso significa que, durante a realização dos exercícios, restringe-se parcialmente o fluxo sanguíneo da região exercitada.
 
Este método de treinamento reduz o nível de oxigênio da musculatura ativa e promove acúmulo metabólico, o que, consequentemente, contribui para o aumento da síntese do hormônio do crescimento (GH) – em comparação com o resultado dos métodos de treinamento convencionais - e da atividade da enzima óxido nítrico-sintase.
 
Isso promove aumento de fatores intracelulares que contribuem para o ganho de massa magra e força muscular em atletas e praticantes de treinamento de força. A pressão de oclusão pode variar entre 100 mmHg até 200 mmHg, dependendo do tamanho da massa muscular e da adaptação ao treinamento. Ou seja, membros inferiores apresentarão maiores valores de oclusão quando comparados aos membros superiores.
 
A utilização do treinamento de força com oclusão vascular exige cargas mais leves (entre 20% e 40% da carga máxima), por isso este método é interessante para quem não tolera cargas elevadas durante o treinamento de força. Desta forma, as vantagens do treinamento de força com oclusão vascular são os efeitos anabólicos proporcionados com baixas cargas similares ao treinamento com altas cargas.
 
Ou seja, o treinamento em oclusão vascular pode ser considerado uma excelente saída para que um treino com menos intensidade tenha o mesmo efeito de um treino intenso.
 
Este método de treinamento também favorece a reabilitação, já que sua prática minimiza o estado de atrofia muscular em situações de lesões com imobilizações, sendo considerado um excelente método no auxílio da reabilitação pós-cirúrgica de ligamento cruzado anterior do joelho. Pesquisas ainda em andamento já observaram efeito na sensibilidade de paraplégicos e tetraplégicos com lesões medulares parciais com a aplicação apenas da oclusão vascular.
 
Em recentes estudos publicados pelo grupo de pesquisadores liderado por mim, foi verificado significativo efeito na redução da pressão arterial após a prática de treinamento de força com oclusão vascular tanto em pessoas que têm a pressão arterial normal (normotensos) quanto naqueles que têm a pressão arterial elevada (hipertensos).
 
Em relação aos riscos do método, estudos publicados em excelentes revistas científicas com a utilização do treinamento de força com oclusão vascular não observaram risco de lesão dos nervos nem promoção de trombose. Seguro e eficiente, este método é recomendado para as populações de todas as idades, do jovem ao idoso, e pode ser praticado até 3 vezes por semana, sempre acompanhado por um profissional capacitado para a prática para que ele possa planejar e orientar seu treino de forma segura.
 
Veja Também: