Brasil desenvolve cooperação com Portugal no controle antidoping

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, se reuniu com o presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal, Luis Horta, para tratar do desenvolvimento da cooperação com o Brasil / Foto: Glauber Queiroz

Portugal - O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, se reuniu na tarde desta sexta-feira (12), em Lisboa (Portugal), com o presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (Adop), Luis Horta, para tratar do desenvolvimento da cooperação com o Brasil. Com base na experiência portuguesa, o Ministério do Esporte está estruturando a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), que deverá atuar nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e também na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
 
A ABCD foi criada no ano passado e tem como diretor-executivo Marco Aurelio Klein, que participou de intercâmbio para conhecer a experiência portuguesa relacionada ao tema. Durante o encontro desta tarde, em Portugal, Fernandes entregou ofício agradecendo formalmente o empenho de Horta, a partir da cooperação entre os governos dos dois países, para que a entidade brasileira adquira o status de conformidade junto à Agência Mundial Antidopagem. “O trabalho da Adop e o empenho do seu presidente têm sido decisivos para o processo de implantação da ABCD”, disse Luis Fernandes.
 
Já o presidente Horta colocou a entidade à disposição do Brasil. A Adop enviará um oficial de controle de dopagem para cooperar na condução dos primeiros 100 testes da ABCD, no fim de outubro, com participantes do programa Bolsa-Atleta, no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. “Temos muito orgulho dessa cooperação, que envolve uma tarefa muito difícil”, destacou Horta, ex-maratonista que conquistou um quarto lugar na São Silvestre de 1986, em São Paulo.