Comissão do COI vê começo das fundações da Vila Olímpica

Nawal El Moutawakel/ Foto: IAAF

Rio de Janeiro - Em seu segundo dia na cidade, a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016™ acompanhou nesta terça-feira, 5 de junho, o progresso de obras de instalações e infraestrutura, parte da preparação do Rio de Janeiro para o evento.

A comissão esteve na área onde está sendo construída a Vila Olímpica, que teve o lançamento da pedra fundamental e o início da preparação do terreno em dezembro de 2010. Em um mirante do qual se vê toda a área da vila, a presidente da comissão de coordenação, a marroquina campeã olímpica Nawal El Moutawakel, apertou o botão que acionou o mecanismo para fincar a primeira estaca no terreno, ao lado do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman; do prefeito Eduardo Paes; e do diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli.

A ser erguida na região da Barra, que concentrará mais de 50% das competições dos Jogos, a Vila Olímpica estará a 25 minutos dos locais de competição e treinamento de 73% dos atletas nos Jogos Olímpicos e 10 minutos para 68% dos atletas nos Jogos Paralímpicos. Será construída por um consórcio privado, que venderá os apartamentos para uso após 2016.

Os integrantes da comissão conheceram o novo projeto da vila, adequado para atender a exigências tanto do mercado imobiliário quanto dos atletas Olímpicos e Paralímpicos. Uma área de 62 hectares e abrigará 31 prédios de 17 andares e 5.604 apartamentos de dois, três e quatro quartos, com 17.952 camas.

Em seguida, a comissão fez a viagem inaugural da linha de BRT (Bus Rapid Transit, os ônibus de trânsito rápido) Transoeste, que foi parte do projeto de candidatura do Rio aos Jogos e entra em operação nesta quarta-feira, 6 de junho. Com 56km, a nova linha vai ligar a Barra aos bairros de Santa Cruz e Campo Grande, no extremo oeste da cidade, beneficiando 220.000 pessoas por dia com a redução em uma hora do tempo de viagem.

Por fim, os membros do COI estiveram no canteiro de obras da linha 4 do metrô em São Conrado. Desde agosto do ano passado, já foram escavados o túnel de serviço e mais de 464m de túneis nos sentidos Barra e Gávea. A linha 4 terá 16km de extensão ligando a Barra à Zona Sul em cerca de 35 minutos e será utilizada por 300.000 pessoas.

A visita da Comissão de Coordenação termina nesta quarta com a apresentação das conclusões e dos próximos passos relativos aos aspectos da preparação para os Jogos discutidos desde segunda-feira.

A Comissão de Coordenação para os Jogos - Em todas as edições dos Jogos Olímpicos, o COI forma uma Comissão de Coordenação que realiza visitas periódicas à cidade-sede com o objetivo de auxiliar o trabalho do Comitê Organizador e monitorar o desenvolvimento do projeto. O grupo designado para os Jogos Rio 2016™ foi formado em janeiro de 2010.

A Comissão de Coordenação tem integrantes dos cinco continentes, todos com experiência anterior em Comissões de Avaliação ou Coordenação de Jogos Olímpicos ou em Comitês Organizadores do maior evento esportivo do planeta. O grupo representa várias unidades do Movimento Olímpico, como atletas, Comitês Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais, garantindo a coordenação necessária para o sucesso do evento.