Confira o programa da cadeia de suprimentos do Rio 2016

Rio 2016/ Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Cem mil metros quadrados de armazenagem, um milhão de peças de equipamentos esportivos, 120.000 cadeiras e 25.000 mesas, 12.000 computadores pessoais, 10.000 TVs, 20.000 rádios, 65 placares eletrônicos. Esses são apenas alguns dos itens que a área de Suprimentos do Rio 2016™ terá que prover para que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos se realizem em 2016.

Visando preparar o mercado para atender a demandas em escalas tão inéditas quanto os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Brasil, o Comitê Rio 2016™ preparou o Programa da Cadeia de Suprimentos.

 O programa garante cumprir os compromissos ambientais, sociais e econômicos assumidos na candidatura, já que conta com estratégias para o desenvolvimento do mercado local, melhores práticas em cadeias de suprimentos sustentáveis e aplica métodos de certificação para garantir a aderência aos requerimentos por parte dos futuros fornecedores.

“O programa de sustentabilidade na cadeia de suprimentos do Rio 2016™ se enquadra nos esforços que o Movimento Olímpico vem empregando consistentemente desde a realização da Eco 92. É bom lembrar que a Carta Olímpica foi alterada em 1994 para incluir o desenvolvimento sustentável e que a Agenda 21 do Movimento Olímpico foi publicada em 1999. No que tange à gestão da cadeia de suprimentos, as grandes referências são os programas desenvolvidos para os Jogos de Inverno de Vancouver de 2010 e para os Jogos de Londres. Buscamos dar continuidade a essas excelentes iniciativas, analisando as lições aprendidas em cada ocasião e trazendo também outras boas práticas de mercado, assim como as diretrizes da legislação brasileira”, comenta Bruno Kohn, Especialista em Suprimentos do Comitê Organizador Rio 2016™.

Em 2012, a área de Suprimentos iniciará o mapeamento das demandas de suprimentos de materiais e serviços com cada área funcional do Comitê Organizador e definirá os requerimentos para cada categoria de compras. Tais requerimentos serão amplamente divulgados pelo Rio 2016™, que disponibilizará uma ferramenta para que os fornecedores possam se candidatar tanto para fornecimento quanto para oportunidades de patrocínio junto à área comercial.

Para entender melhor as particularidades e desafios de ser um fornecedor dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as empresas interessadas serão convidadas a participar de treinamentos e workshops realizados pelo Comitê Organizador, que tratará de diversos temas que serão demandados nos processos de seleção. A complexidade, o volume, o nível de qualidade e a diversidade das demandas do Rio 2016™, aliados a uma combinação única de operações logísticas – transporte de animais, amostras de antidoping, armas de fogo, medalhas e certificados, equipamentos esportivos (barcos de iatismos, barcos de remo, barcos de apoio, canoas, caiaques, bicicletas, cadeiras de rodas, etc.) –, exigirá que o mercado seja comunicado e se prepare com no mínimo dois anos de antecedência.

Com esse plano de ação, as empresas saberão exatamente o que terão que oferecer nos processos seletivos que ocorrerão entre 2014 e 2015, quando grande parte dos contratos de prestação de serviços e fornecimento de materiais serão negociados e contratados.

Fernando Cotrim, Diretor de Suprimentos do Rio 2016™, define que “o objetivo do programa é desenvolver o mercado fornecedor brasileiro em termos de qualidade de produtos e serviços e buscar um novo patamar em relação às práticas sustentáveis, principalmente quando falamos de grandes eventos. Precisamos mudar a percepção de que produtos sustentáveis são obrigatoriamente mais caros, pois muitas vezes o preço do produto ou serviço pode ser mais elevado, mas as reduções de custos e desperdícios na cadeia de valor podem representar redução no custo total. Desta forma, nossas decisões serão baseadas no custo total do ciclo de vida dos materiais e serviços e no valor que eles trazem para o projeto. Além de buscarmos garantir que nossos requerimentos de custos, qualidade e sustentabilidade sejam atendidos, queremos deixar como legado um mercado fornecedor mais preparado e competitivo”.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

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