Bernardinho ressalta valorização dos profissionais do esporte com Rio 2016

Treinadores reunidos no Parque Aquático Maria Lenk / Foto: Ismar Ingber/COB

Rio de Janeiro - O ciclo que precede os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, primeira edição do maior evento esportivo do planeta na América do Sul, proporcionará uma série de oportunidades para os profissionais do esporte no Brasil. Nesta quarta-feira, foi a vez de os treinadores comemorarem a inauguração de uma iniciativa pioneira no país.
 
O auditório do Parque Aquático Maria Lenk, que será utilizado para competições em 2016, recebeu a primeira turma do curso da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), de responsabilidade do Instituto Olímpico Brasileiro, departamento de educação do Comitê Olímpico (COB). A iniciativa tem o objetivo de complementar a formação profissional de treinadores do esporte de alto rendimento. Os 109 alunos puderam assistir à apresentação do Presidente do Rio 2016™ e do COB, Carlos Arthur Nuzman, e à palestra inaugural de Bernardo Resende, o Bernardinho, técnico da Seleção Brasileira masculina de voleibol e membro do Conselho de Esportes Rio 2016™.
 
“Os treinadores necessitam de aperfeiçoamento constante. Este curso é uma oportunidade. Vamos morrer aprendendo. Se acharmos que sabemos tudo, jamais evoluiremos. A formação do treinador é fundamental para os atletas brasileiros. O atleta precisa confiar no seu treinador”, pontuou o Presidente Nuzman.
 
Para Bernardinho, Rio 2016™ representa não só o aumento do interesse pela prática de esportes, mas também a oportunidade de incentivar a formação de profissionais essenciais na preparação de atletas de alto nível. “A realização dos Jogos no Brasil deixa mais clara a importância dos esportes para o país e incentiva iniciativas como esta, que são o maior dos legados. Entre as diversas vantagens está proporcionar troca de conhecimento e incentivar o desenvolvimento de todas as áreas profissionais ligadas ao esporte”, analisou.
 
Técnico do campeão olímpico na ginástica artística em Londres 2012, Artur Zanetti, e aluno da ABT, Marcos Goto também elogiou a iniciativa do COB: “Foi dado um passo à frente. Os treinadores precisam estudar, e não só o que diz respeito à técnica, mas todos os assuntos relacionados ao desempenho dos atletas”.
 
Cerca de 600 profissionais de todo o país se inscreveram para participar da primeira edição do curso, que é voltada para treinadores de atletismo, ginástica artística e natação. Dos inscritos, 109 foram aprovados após aplicação de prova escrita e análise de currículos. O curso terá duração de dois anos e, até 2018, a ABT pretende formar 432 técnicos em 14 modalidades. O corpo docente é composto por 31% de pós-doutores, 52% de doutores, 9% de mestres, 4% de médicos e 4% de arquitetos, todos brasileiros. Além deles, a ABT trabalhará com treinadores  que são referência mundial em sua modalidade para o seu programa de estágio.