Esgrimistas fazem vaquinha para se preparar para o Rio 2016

A paranaense Giulia Gasparin é uma das brasileiras que buscam apoio / Foto: Divulgação

São Pailo - Cinco esgrimistas de destaque no cenário nacional resolveram unir forças para superar uma dificuldade em comum: a falta de apoio financeiro para manter uma carreira de alto nível. De olho nos Jogos Olímpicos de 2016, o grupo lançou, na quinta-feira, dia 8 de maio, o projeto “Um por todos, todos por um”. A iniciativa tem como objetivo coletar doações na internet, através do crowdfunding (financiamento coletivo).
 
O time de “mosqueteiros” treina na Sogipa, em Porto Alegre, e é referência na esgrima brasileira. No entanto, a falta de patrocínio faz com que seja praticamente impossível cobrir os custos de participação de todos os torneios internacionais. O “Um por todos, todos por um” visa captar verba para a disputa da Copa do Mundo de Kazan, na Rússia, em julho, além de viabilizar um período de treinamento intensivo na Hungria.
 
O grupo é composto por Enrico Pezzi, 19 anos, líder do ranking nacional juvenil do sabre e 4º colocado no adulto; Giulia Gasparin, 23 anos, 4ª no sabre nacional; Tywilliam Guzenski, 25 anos, 2º no sabre; Richard Grunhauser, 22 anos, 4º na espada; e Lucas Rapach, 19 anos, 2º no ranking juvenil e 5º no adulto.
 
As doações – feitas através do site Kickante – incluem recompensas como contrapartida. Os apoiadores do projeto receberão brinde que variam conforme o valor doado. Entre os benefícios oferecidos para quem colaborar com o “Um por todos, todos por um”, está a possibilidade de ter uma aula de esgrima com os próprios atletas, na sede da Sogipa.
 
Para as empresas, há um pacote especial de recompensas, que incluem, além da divulgação da marca, a possibilidade de que os atletas participem de palestras para colaboradores na sede da organização. No total, são necessários R$ 85 mil para cobrir os custos de viagem, alimentação e estadia dos cinco atletas do projeto.
 
Link para o projeto: http://www.kickante.com.br/campanhas/projeto-um-por-todos-todos-por-um
 
Sobre os esgrimistas do “Um por todos, todos por um”
 
Tywilliam Guzenski - Aos 25 anos, o esgrimista gaúcho Tywilliam Guzenski é segundo colocado no ranking nacional do sabre. Natural de Porto Alegre, Tylli, como é conhecido, tem como principal meta brilhar nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
 
Com um estilo na pista que o próprio define como “defensivo, mas agressivo”, coleciona conquistas em torneios como Cidade de Belo Horizonte (2013), Cidade do Recife (2012), Cidade do Rio de Janeiro (2008 e 2011) e Cidade de Porto Alegre (2009). Foi bronze por equipes no Pan-Americano de Guadalajara (2011).
 
Seu primeiro contato com a modalidade aconteceu aos 9 anos, quando participou de um projeto da Sogipa que inseria crianças no esporte. Na ocasião, obteve destaque nos primeiros treinos e logo começou a praticar a esgrima com mais seriedade. Já são 16 anos treinando no clube porto-alegrense. Nas horas vagas, gosta de ler e de tocar violão.
 
Giulia Gasparin - Nascida em Curitiba, Giulia Gasparin, 23 anos, se mudou para Porto Alegre em março de 2013. Desde então, treina na Sogipa. Quarta colocada no ranking nacional do sabre, já foi bronze no Campeonato Sul-Americano (2013), campeã brasileira juvenil (2011), bronze no Campeonato Sul-Americano Juvenil (2011), bronze no Torneio Cidade de São Paulo (2013) e bronze no Torneio Cidade de Belo Horizonte (2013).
 
Começou a praticar esgrima com 14 anos, como uma atividade extracurricular do seu colégio, ainda em Curitiba. Na capital paranaense, treinou na APPES e na Sociedade Thalia, antes de se transferir para a Sogipa no ano passado. Em Porto Alegre, trabalha para aprimorar o seu estilo de jogo, baseado no contra-ataque.
 
Fora das pistas, gosta de tocar piano e praticar canto lírico. Também tem como hobbies ler, desenhar e até se arriscar a pintar quadros eventualmente.  Para aprimorar a parte física, Giulia gosta de se aventurar nas mais diversas atividades, desde escalada indoor até ioga.
 
É admiradora da tenista Dominika Cibulková. “Ela é considerada baixa para tênis – e isso atrapalha mais do que na esgrima – e mesmo assim tem bons resultados. Gosto de atletas que superam situações adversas”, diz Giulia.
 
Enrico Pezzi - Aos 19 anos, Enrico Pezzi é uma promessa da esgrima brasileira. Nascido em Goiânia, vive há 15 anos em Porto Alegre e é o atual líder do ranking nacional juvenil do sabre. Na categoria adulta, é o 4º colocado.
 
Pratica o esporte desde os 7 anos na Sogipa, incentivado pelo avô e após assistir a uma competição na TV. Com uma tática de jogo ofensiva, Pezzi já foi terceiro colocado no Campeonato Sul-Americano e segundo lugar no Pan-Americano por equipes. Seu maior sonho é a medalha de ouro olímpica.
 
Richard Grunhauser - O gaúcho Richard Grunhauser começou cedo na esgrima. Aos 8 anos, após assistir a uma apresentação no seu colégio, começou a praticar o esporte na Sogipa. “Não pensei duas vezes, sempre gostei de filmes de lutas com espada, como o ‘Gladiador’”, diz.
 
Atualmente com 22 anos, Grunhauser se inspira no venezuelano Ruben Limardo – campeão nos Jogos de Londres, em 2012 – para sonhar com o ouro olímpico. Ele define o seu estilo como “contra ofensivo”.
 
O porto-alegrense é quarto colocado no ranking brasileiro da espada. Entre as suas principais conquistas estão o Campeonato Brasileiro, vice no Pan-Americano cadete e terceiro nos Jogos Sul-Americanos por equipes. Nas horas de descaso, gosta de tocar bateria.
 
Lucas Rapach - Com os Jogos Olímpicos de 2016 na mira, o gaúcho Lucas Rapach treina na esgrima na Sogipa desde os 10 anos. Hoje, com 19 anos, é o segundo colocado no ranking juvenil do sabre e quinto no adulto. Entre as principais conquistas estão o vice campeonato Pan-Americano e o Sul-Americano cadete.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook