Paranaenses brilham no Campeonato Brasileiro de Esgrima

Os paranaenses fizeram bonito durante a disputa do Campeonato Brasileiro de Esgrima realizado neste final de semana em Belo Horizonte / Foto: Divulgação

Belo Horizonte - Os paranaenses fizeram bonito durante a disputa do Campeonato Brasileiro de Esgrima realizado neste final de semana em Belo Horizonte. Os atletas do Sul garantiram a medalha de ouro na categoria espadas no feminino e no masculino. 
 
 
A equipe feminina formada por Lorana Schwantes, Fabiana Teixeira, Mayssa Grise e Amanda Simeão, confirmou o favoritismo entrando na prova como a melhor classificada. Durante a final, os representantes dos clubes Círculo Militar do Paraná e Thalia derrotaram a equipe de Minas Gerais e garantiram o bicampeonato. Em 2011, os paranaenses conquistaram o ouro pela 1ª vez na história. 
 
Não foi só na categoria da espada feminina que as meninas do Paraná se destacaram. No Sabre  e no Florete as paranaenses também garantiram medalhas para o estado. As atletas Carolina Ferrarezzi, Gisele Tuffi, Amanda Leviski e  Giulia Gasparin dos clubes Círculo Militar do Paraná e Thalia conquistaram a medalha de prata no Sabre. No Florete, a equipe formada pelas atletas Lorana Schwantes, Carolina Ferrarezzi, Bianca Holdorf e Mariana Boeing, dos clubes Círculo Militar do Paraná e Clube Curitibano conquistaram a medalha de Bronze.
 
A equipe masculina formada por Ivan Schwantes, Gustavo Nunes, Luciano Souza e Fernando Fischer também fez bonito. Os representantes do Círculo Militar do Paraná e do Clube Curitibano também garantiram o bicampeonato Brasileiro. Para conquistar o título mais importante do ano, os Curitibanos passaram pela equipe da CDE - Comissão de Desportos do Exército, que contava com integrantes da Seleção Brasileira Militar. O próximo passo dos paranaenses foi bater a forte Federação Gaúcha de Esgrima, que contava com o campeão brasileiro individual de 2012. Na final, a disputa foi contra a Federação Paulista de Esgrima. A equipe paulista era considerada a grande favorita para ficar com o título e contava com dois dos três melhores colocados do ranking brasileiro. Mas a equipe paranaense não se intimidou e ficou com o lugar mais alto do pódio. 
 
Vale destacar que o paranaense Athos Schwantes, um dos representantes brasileiros em Londres 2012, não participou do campeonato, pois se recupera para iniciar o novo ciclo olímpico.