Renzo Agresta fica entre os Top 10 na Copa Acropolis de esgrima

Brasileiro terminou a competição no décimo posto, no torneio de sabre de Atenas / Foto: Osvaldo F. / Contrapé

Rio de Janeiro - O esgrimista Renzo Agresta vai somar pontos importantes para o ranking mundial após o bom desempenho na Copa Acropolis, em Atenas, na Grécia, etapa da Copa do Mundo. Renzo, que na sexta-feira, dia 25, havia se classificado em 19º, após vencer seis jogos, voltou a ganhar dois combates no sábado - contra o húngaro Andras Szatmari e o francês Julien Pillet - e só parou no coreano Junghwan Kim, que foi à final do torneio.

Com isso, terminou a competição, que teve a participação de 170 esgrimistas, entre os top ten - ficou em décimo, empatado com o francês Vincent Anstett. Agora Renzo vai para os Estados Unidos para mais uma etapa da Copa do Mundo, em Chicago.

Como cabeça de chave número um nas disputas da poule, o esgrimista venceu o canadense Mark Peros, o atleta de Hong Kong Ho Tin Low, Thomas James Mottershead da Grã-Bretanha, o austríaco Gilbert Schwarz, Dimitrius Kavouras, da Grécia, e o americano Zackery Brow e, com 30 pontos, se classificou em 19º para o quadro de 64. No total, foram oito vitórias em nove combates.
 
"Por enquato, essa foi a melhor competição da temporada, em resultado e nível técnico. Ganhei de dois bons adversários nas eliminatórias. Terminei em 10º lugar de 170 atletas. Mais um bom resultado na temporada, e a certeza de estar trilhando o caminho certo ", disse Renzo, que vai somar 8 pontos no ranking.
 
Para as próximas competições, antes do Pan-americano de San Juan, em junho, o técnico russo Alkhas Lakerbai, da seleção brasileira, observa que o importante é continuar subindo no ranking e a preparação para o Mundial. "Nosso ciclo termina em julho... então todas as tarefas tem de ser realizadas agora. Não podemos competir fraco agora. Devemos ir bem para as etapas e terminar o ano na elite para evitar a poule para quem está abaixo dos 16", completou o treinador.