Atletas brasileiros garantem a liderança do ranking Latino-Americano

A atleta mineira radicada no Canadá, Jaqueline Mourão, é líder absoluta do ranking desse esporte, que é uma espécie de maratona na neve / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - As brasileiras Jaqueline Mourão e Mirlene Picin são as melhores atletas  de Ski Cross Country do continente Latino-Americano. Isso é o que aponta o ranking que acaba de ser divulgado pela Federação Internacional de Ski (FIS).

A atleta mineira radicada no Canadá, Jaqueline Mourão, é líder absoluta do ranking desse esporte, que é uma espécie de maratona na neve. A atleta que já esteve em quatro Jogos Olímpicos (dois de inverno e dois de verão) se prepara para a temporada de inverno no hemisfério Norte, que começa nas próximas semanas. Seu objetivo é a classificação para a quinta edição dos Jogos, um feito inédito.
 
A paulista de Mogi-Mirim, Mirlene Picin, realizou uma brilhante temporada de inverno no Chile e na Argentina e atualmente ocupa a vice-liderança do ranking na categoria Distance (provas entre 5km e 50km).
 
Além de disputar provas nacionais e internacionais de Ski Cross Country, desde 2008, Mirlene Picin é também é atleta profissional de Biathlon de Inverno, modalidade que combina o ski cross country com o tiro esportivo, e nessa temporada conquistou o título de campeã Sul-Americana desse esporte, uma marca inédita para o Brasil.
 
Os homens também fizeram bonito nas competições realizadas na América do Sul e registraram bons índices. Dos 10 atletas melhores colocados no ranking, cinco são brasileiros: Leandro Ribela, Leandro Lutz, Enrico Martins, Hélio Freitas e Fabrizio Bourguignon.
 
Entre eles, destaque para Leandro Ribela que ocupa a vice liderança do Ranking Latino-Americano de Sprint (provas de até 3km).

De acordo com Pedro Cavazzoni, superintendente técnico da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, responsável pelo desenvolvimento dos esportes de neve no país, o Ski Cross Country e o Biathlon de Inverno são modalidades com uma interessante possibilidade de treinamento no Brasil através do rollerski, equipamento que simula a técnica na neve, e isso reflete no bom desempenho dos atletas em competições internacionais.

“Através de uma parceria com o Parque Eco-Esportivo Damha, localizado em São Carlos, nossas equipes têm feito períodos de treinamento intensificado no local contando com o apoio de uma equipe técnica multidisciplinar extremamente qualificada – preparador físico, psicólogo esportivo, fisioterapeuta e nutricionista, e os bons resultados conquistados são conseqüência desse trabalho”, afirma o superintendente da CBDN.

Agora, os atletas brasileiros se preparam para as competições no hemisfério Norte. A temporada de inverno boreal começa nas próximas semanas e as primeiras provas serão realizadas na Europa.