Atletas medem força em 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski

Competição realizada em São Carlos (SP) vale pontos para o ranking mundial de Cross Country / Foto: Divulgação CBDN

São Paulo - Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Ecoesportivo Dahma, Centro de Treinamento de Cross Country e Biathlon, localizado na quente São Carlos-SP, será palco de uma competição que conta pontos para o ranking mundial de Cross Country, modalidade de neve.
 
A menos de dois anos para os Jogos Olímpicos de Inverno, em PyeongChang 2018, atletas de Brasil, Argentina, Venezuela, Chile e Equador desembarcam na cidade do interior paulista para disputar a 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski entre os próximos dias 12 e 16.
 
Dentre 27 atletas inscritos, ao menos nove têm um sonho em comum: a classificação aos Jogos de Inverno. Bruna Moura, Mirlene Picin, Victor Santos, Leandro Lutz, Altair Firmino e Caio Moreira pelo Brasil, Yonathan Fernandez do Chile, e os argentinos Mathias Zuluaga e Marco Dalfarra se encontrarão em São Carlos-SP para disputas de provas válidas pela Federação Internacional de Ski (FIS).
 
Preparada para as disputas femininas, Bruna Moura pontuou a importância da competição para seus objetivos futuros: “Eu estou muito ansiosa para essas provas. Além de contarem pontos para o ranking FIS, essas competições serão o maior evento de rollerski já realizado na América do Sul. Eu tenho me preparado bem para esse momento. Estou tentando cumprir todo o planejamento de treinos e os resultados que temos obtido treino após treino são ótimos. Além disso, essas provas serão importantes tanto para a classificação ao Mundial de Ski Cross Country em fevereiro, na Finlândia, quanto para o ranking em relação à classificação olímpica. Estou treinando em busca de vencer as quatro provas, pois assim consigo garantir a vaga para o Mundial e também melhorar minha posição no ranking FIS. Apesar de parecer uma realidade um pouco distante, eu quero e estou me dedicando para conquistar uma vaga olímpica”.
 
Serão cinco dias de competições entre provas oficiais e não-oficiais organizadas pela CBDN. No dia 12, as provas de Sprint 1k Livre masculina e feminina abrem o campeonato, enquanto nos dias 13,15 e 16 acontecem as de distância Mass Start Clássico (12 e 20km), Prolog Livre (3.3km) e Perseguição Clássico (7.5km), respectivamente. Em paralelo às provas oficiais, os talentos mais novos, até a categoria sub-16, disputam o Rollerski Cross no dia 14, e os atletas paralímpicos as provas de VI, Sitting, e Standing no dia 15.
 
“A cada ano o Circuito Brasileiro de Rollerski cresce mais e isso tem mostrado o potencial do Brasil em realizar eventos importantes para o calendário dos esportes de neve. Em relação ao ano passado, tivemos um crescimento de 50% no número de participantes e pela primeira vez teremos atletas estrangeiros na competição. Vale reforçar também que esta é a primeira prova que conta pontos para a classificação aos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018”, afirmou Caio Freixeda, gestor de Cross Country da Confederação Brasileira de Desportos na Neve.
 
Confira a programação da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski:
 
10/10: Chegada dos atletas
11/10: Treino e reconhecimento de percurso
12/10: Sprint Livre (1km)
13/10: Distance – Mass Start Clássico (12 e 20km)
14/10: Rollerski Cross – Sub 16
15/10: Distance – Prolog Livre (3.3km); Paralímpico VI, Sitting, Standing
16/10: Distance – Perseguição Clássico (7.5km)

Veja Também: