Atletas treinam em academia no Brasil para encarar Mundial na neve

O Brasileiro Bruno Monti será um dos representantes brasileiros no Ski Cross durante o evento que ocorre entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro, em Deer Valley, nos Estados Unidos / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - A Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) organiza mais uma estreia brasileira em competições pelo mundo. Este ano, o país terá, pela primeira vez, atletas inscritos no Campeonato Mundial Freestyle (Estilo livre). Os brasileiros Christian Blanco e Bruno Monti competem no Ski Cross durante o evento que ocorre entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro, em Deer Valley, nos Estados Unidos.

 

“O Ski Cross faz parte da "nova família" de modalidades de esqui na neve, a família do ‘Freestyle’. O interessante é o apelo jovem, visual e radical destas modalidades, e por isso mesmo, atraem cada dia mais praticantes, principalmente entre os jovens”, comenta o atleta Christian Blanco.

 Na prática, a disciplina reúne a técnica do esqui alpino com descidas em pistas irregulares com ondulações (moguls), curvas, obstáculos de saltos e corrida. “As disputas são emocionantes por isso foram recém incluídas no Programa Olímpico”, salienta Stefano Arnhold presidente da CBDN.

 Atenta a evolução da modalidade, a Confederação Brasileira foi pioneira na promoção do Ski Cross no continente ao organizar a 1ª Copa Sulamericana Ikwa Boo-box, no ano passado. De lá pra cá, Bruno Monti e Christian Blanco, que faturaram as medalhas de ouro e prata, respectivamente, despontam como destaques nacionais.

 Antes das disputas do Mundial, os atletas brasileiros treinarão ao lado da equipe canadense do British Columbia, em Whistler, estação que recebeu os Jogos Olímpicos de Vancouver, em 2010, no Canadá. No local, eles ficam entre os dias 15 e 30 de janeiro, onde aproveitam para competir no “Powerade Series”.