Brasil e Argentina duelam por pontos válidos para os Jogos Olímpicos

Competição em São Carlos (SP) terá desfecho com provas de Distance, Sprint, Rollerski Cross sub-16 e disputa paralímpica / Foto: Divulgação

São Paulo - Na corrida por pontos válidos para o ranking mundial de Cross Country, que credencia para a classificação aos Jogos Olímpicos de Inverno 2018, a 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerki 2016 reservará duelos interessantes entre atletas brasileiros e argentinos. 
 
Pelo segundo ano consecutivo, entre os próximos dias 13 e 15, o Parque Ecoesportivo Damha, em São Carlos (SP), receberá provas reconhecidas pela Federação Internacional de Ski (FIS), além de proporcionar mais uma chance para obtenção do índice para o Campeonato Mundial de Cross Country 2017, em Lahti (Finlândia).
 
Com participação de 20 atletas, sendo 15 homens e 5 mulheres, a etapa de encerramento da competição em 2016 contará com provas de Sprint, Prólogo (2.5km) e Perseguição (7.5km) válidas internacionalmente. Em paralelo também serão organizadas duas disputas para os atletas mais novos, na categoria sub-16. No domingo (13), eles competem no Rollerski Cross e na segunda (14) em prova de 2.5km.
 
Como destaque, a participação argentina aquece a disputa em São Carlos (SP). Matias Zuloaga, vencedor de três ouros na 3ª etapa da competição (Perseguição, Prólogo e Mass Start), é presença confirmada junto aos seus parceiros de equipe Maria Cecilia Dominguez, Marco Dal Farra e Axel Nicolas Ciuffo. Victor Santos e Bruna Moura, atuais líderes overall do campeonato e ambos classificados para o Campeonato Mundial de Cross Country 2017, são os destaques do lado brasileiro.
 
“A 4ª etapa marca oficialmente o início da temporada para os atletas brasileiros, e dá bons indícios do que eles podem fazer durante a temporada de inverno no hemisfério norte. Além disso, as provas são mais uma chance para obtenção do índice para o mundial e reservam mais uma disputa entre Brasil e Argentina, com atletas de ótimo nível e muito parelhos”, afirmou Caio Freixeda, gestor da modalidade de Cross Country na Confederação Brasileira de Desportos na Neve.
 
Passadas três etapas do Circuito em 2016, a disputa geral pelo título no Adulto Masculino conta com Victor Santos à frente de Vitor Melo e Leandro Lutz. No feminino, Bruna Moura é a primeira, seguida por Gabriela Neres e Mirlene Picin. Na categoria sub-19, Altair Firmino encabeça a disputa, com Rhaick Bomfim e Lucas Martins logo atrás.
 
Líder entre os adultos, Victor Santos declarou: “Estou bastante confiante para essa etapa, até mais do que estava na 3ª. Quero brigar entre os melhores da competição, com foco no Distance, para buscar minha classificação aos Jogos Olímpicos 2018”.
 
Confira a programação da quarta e última etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski:
 
11/11: Chegada dos atletas
12/11: Treino e reconhecimento de percurso
13/11: Sprint Freestyle Masculino e Feminino (Prova FIS) + Rollerski Cross Sub-16
14/11: Prólogo 2.5km Masculino e Feminino (Prova FIS) + Paralímpico (Sitting) + Prólogo 2.5km Sub-16
15/11: Perseguição Clássico 7.5km Masculino e Feminino

Veja Também: