Brasileiros de Ski Alpino e Snowboard preparam novas gerações da neve

Brasileiro Oppa de Ski Alpino e Snowboard no Valle Nevado / Foto: Divulgação/CBDN

Chile - Entre 11 e 23 de Agosto, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) organizou os Campeonatos Brasileiros Oppa de Ski Alpino e Snowboard no Valle Nevado (Chile). Já são 28 edições do Ski e 19 do Snowboard, que fazem dos eventos, além de uma tradicional celebração dos esportes de neve, um celeiro de talentos para o Brasil.
 
Em 2013, cerca de 250 atletas, entre profissionais e amadores, brasileiros e estrangeiros, estiveram presentes nas competições, representando mais de 30 diferentes nações. Para o diretor de Snowboard da CBDN, Carlos Eduardo Almeida, o Dinho, a realização desses eventos é importantíssima para os esportes de neve do Brasil.
 
“Demonstram que, em cada passo, subimos um degrau e temos provas organizadas por Brasileiros com ótima qualidade. Temos sempre para onde crescer e incentivar os novos talentos para chegarem com nível mais alto nos campeonatos pelo mundo”, apontou o experiente snowboarder.
 
As competições também trazem a oportunidade aos jovens destaques de realizarem intercâmbio com atletas de alto nível. No Snowboard, Isabel Clark, dona do melhor resultado do País em Jogos Olímpicos de Inverno (9º lugar em Turim-2006), e o medalhista olímpico Jasey Jay Anderson foram os principais espelhos para nomes como Isis Dassow, revelação da edição passada do Brasileiro e hoje integrante da equipe nacional.
 
“Foi muito importante estar ao lado de atletas tão bem preparados, como a Isabel, durante o Campeonato. Acredito que aprendi muito e essa primeira participação em um campeonato brasileiro também foi essencial para eu ter uma ideia melhor de que pontos preciso melhorar. É durante as provas em que constatamos o nível dos demais atletas e percebemos quais são nossos pontos fracos. Assim, podemos traçar uma estratégia para os meses seguintes”, destacou Isis.
 
Lembrando também da “família” dos Masters e das valentes mulheres presentes, Dinho ressalta a participação de uma revelação de 15 anos, que conquistou o ouro entre os aspirantes no Snowboard Cross. “Um garoto que mostrou estar bem focado em boas linhas e andando forte é Lucas Alves, um talento a ser lapidado”, disse, reafirmando o potencial do jovem atleta de representar o Brasil nas mais importantes competições do mundo.
 
Principal esquiador do País e rumo ao segundo Jogos Olímpicos da carreira, Jhonatan Longhi vislumbra um belo futuro para o Ski Alpino Brasileiro, de acordo com o que observou nos integrantes mais novos da equipe nas disputas no Valle Nevado. Nathan, 14, e Esmeralda Alborghetti, 15, e Michel Macedo, 14, abriram as várias provas da competição. Tobias Macedo, 17, conquistou sua primeira medalha em competições nacionais.
 
“Fico feliz pelo desempenho brasileiro, porque vi muitos jovens esquiando realmente para valer, com nível técnico excelente. Penso que, com empenho, eles podem conseguir resultados importantes na carreira, inclusive em nível europeu”, comentou.