Brasileiros disputam Mundiais de Cross Country e Biathlon Júnior

Oito atletas representam o país em competições realizadas na Finlândia e Eslováquia / Foto: Divulgação

Finlândia - Diferentes gerações, quatro mulheres e quatro homens formam as equipes que disputam a partir desta quarta (22) os Campeonatos Mundiais Adulto de Cross Country, em Lahti (Finlândia), e Júnior de Biathlon em Brezno Orsblie (Eslováquia).
 
Com provas até o dia 28 de fevereiro, quando Jaqueline Mourão enfrenta a final dos 10km Clássico, os atletas chegam ao auge da temporada de inverno no hemisfério norte.
 
Liderada pelos “veteranos” Jaqueline Mourão, Mirlene Picin e Leandro Lutz, a equipe de Cross Country brasileira ganhou duas novas caras para esta edição, ambas destaques da nova geração que briga pelo sonho de ir aos Jogos Olímpicos de Inverno 2018. Trata-se de Bruna Moura e Victor Santos, que vêm de intensa preparação, com participação, inclusive, na Universíade de Inverno 2017, em Almaty (Cazaquistão), e Mundial Jr. de Cross Country, em Soldier Hollow (Estados Unidos).
 
“Chegamos a este Mundial com uma delegação forte, sendo dois no masculino e três no feminino, e todos com índice B olímpico. Esta edição é especial, pois já consegui o índice de pré-qualificação para a final dos 10km, não sendo necessária para mim a primeira prova FIS qualificatória de 5km realizada amanhã. O Mundial é sempre um grande desafio, nível altíssimo. Espero representar bem o Brasil, estou animada com a prova de Sprint após o reconhecimento do percurso hoje. Vamos nos adaptando ao fuso horário e recuperando da longa viagem”, comentou Mourão.
 
Realizado até o dia 03 de março, o campeonato terá suas provas inicias nesta quarta (22) com 10km Clássico no masculino e 5km Clássico no feminino. Leandro Lutz, Victor Santos, Mirlene Picin e Bruna Moura são presenças confirmadas. Os 10 melhores em cada corrida se credenciam para a disputa de novas provas de 10km e 15km, nos próximos dias 28 e 01, as quais contam apenas com Jaqueline Mourão confirmada entre os brasileiros.
 
Mundial Júnior de Biathlon - Nesta terça (21), os atletas da delegação brasileira, formada por Caio Moreira, Lucas Martins e Gabriela Neres, participaram em Brezno Orsblie (Eslováquia) da abertura do Mundial Júnior de Biathlon. Ambos disputam até a próxima terça (28) três provas cada, sendo Individual, Sprint e Perseguição. Enquanto Gabriela Neres e Lucas Martins enfrentam as distâncias de 12,5km, 7,5km e 10km em suas provas, Caio Moreira terá pela frente 15km, 10km e 12,5km.
 
“Foi uma abertura que condiz com a organização dos anos anteriores, incluindo espetáculos culturais e um público ansioso pela realização da competição. É muito bom presenciar espetáculos assim, onde se enxerga o tamanho do evento e valoriza a caminhada até aqui. Minhas expectativas para as competições são conseguir colocar em prática o que não pude nos últimos dois anos e aplicar a experiência que ganhei. Se eu conseguir terminar sentindo que fiz o meu melhor fisicamente já estarei satisfeito. Se conseguir a proeza de ótimos tiros, melhor ainda”, comentou Moreira.
 
“Estou confiante que posso fazer uma ótima estreia, venho fazendo ótimos treinos principalmente nos tiros e, nos últimos dias, me preparei intensivamente para estar aqui”, pontuou Martins, que faz sua estreia em Mundiais da modalidade.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook