Bruna Moura vence mais uma prova do Circuito Brasileiro de Rollerski

Prova de distância exigiu estratégia e concentração dos atletas do início ao fim nesta quinta / Foto: Divulgação

São Carlos - Nesta quinta (13), segundo dia de competições pela 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, os atletas disputaram a prova de distância Mass Start Clássico. Entre homens e mulheres, predominou a estratégia e dosagem de esforços para suportar os 20km e 12km de percurso, respectivamente.
 
Em grande duelo com Mirlene Picin e Gabriela Neres, Bruna Moura venceu mais uma. No masculino, Paulo Santos optou por seguir pelotão de cinco atletas desde o início para reagir no fim e buscar a medalha de bronze.
 
Em dia nublado no Parque EcoEsportivo Dahma, embora o vento fosse uma adversidade em alguns pontos do percurso, o clima mais ameno propiciou aos atletas melhores condições do que no primeiro dia de competição. Em prova de distância, sendo 20km para os homens e 12km para as mulheres, venceu quem soube se manter no pelotão da frente para apostar no sprint final antes da chegada.
 
Bruna Moura, campeã de Sprint na última quarta, foi seguida de perto por Mirlene Picin e Gabriela Neres, e até mesmo ultrapassada em alguns momentos pela primeira adversária. Os tempos e pódio femininos, logo, foram reflexos da prova: Bruna Moura finalizou com 00:47,04, Mirlene Picin com 00:47,06 e Gabriela Neres com 00:47,06. 
 
“Estou contente com a minha prova, pois apliquei minha estratégia e consegui me poupar em todos os momentos, mas sem perder o foco no primeiro lugar. Não queria me desgastar extremamente nos dois primeiros dias de competição, então o objetivo de chegar bem para os dois últimos do Circuito foi alcançado”, revelou Moura.
 
Largando cinco minutos após as mulheres, os homens logo se dividiram em pequenos pelotões. No que se destacou à frente, na briga pelo pódio, Argentina, Chile e Brasil protagonizaram grande e intenso duelo. Contra os argentinos Matias Zuloaga e Marco Dal Farra, e o chileno Yonathan Fernandez, os irmãos Victor e Paulo Santos seguiram boa parte da prova explorando o vácuo. Ao final, melhor para Paulo Santos que novamente conquistou uma medalha de bronze. Zuloaga levou o ouro e Fernandez a prata.
 
“Minha meta era acompanhar o pelotão desde o princípio, mas sem tomar à frente, e sim explorar o vácuo, um pouco atrás dos outros competidores. Dessa forma, poupei energia e tive tranquilidade para usar as técnicas nos momentos mais adequados”, encerrou Paulo Santos, que pelo segundo dia consecutivo faturou um bronze.
 
Classificação final – 2º dia de competições
 
Mass Start Clássico 20km
 
1º Matias Zuloaga (Argentina)
2º Yonathan Fernandez (Chile)
3º Paulo Santos (Brasil)
 
Mass Start Clássico 12km
 
1º Bruna Moura (Brasil)
2º Mirlene Picin (Brasil)
3º Gabriela Neres (Brasil)
 
A programação da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski segue nesta sexta-feira (14) no Parque Ecoesportivo Dahma, em São Carlos-SP com uma prova não-oficial disputada pelos mais jovens.
 
Confira os próximos dias:
 
14/10: Rollerski Cross – Sub 16
15/10: Distance – Prolog Livre (3.3km); Paralímpico VI, Sitting, Standing
16/10: Distance – Perseguição Clássico (7.5km)
 
Veja Também: