Luci Arnhold inicia temporada de Ski Alpino no Chile

Luci Arnhold  / Foto: Divulgação/CBDN

Rio de Janeiro - Depois uma vitoriosa temporada 2012/13, Luci Arnhold dá a largada na quarta-feira (18) a mais uma disputa da Copa do Mundo Masters da Federação Internacional de Ski (FIS), no Valle Nevado (Chile), com grande ambição. Atual campeã mundial no Slalom Gigante e Vice Overall da Copa do Mundo, a esquiadora busca bom desempenho na turnê sul-americana para conquistar um título que ainda lhe falta na carreira.

“É o primeiro ano que faremos 4 provas FIS válidas para a Copa do Mundo Masters de Ski na América do Sul”, aponta Luci. “Gostaria muito de poder confirmar o titulo de Campeã Mundial e com certeza fazer o maior número de provas possíveis, ter bons resultados e quem sabe conquistar o Overall da Copa do Mundo. Isso tudo é um sonho muito bom que eu espero alcançar”, completou.
 
A primeira prova a ser realizada é o Slalom Gigante, na quarta-feira, com o Slalom Super Gigante no dia seguinte, ambos no Valle Nevado. Na sexta e no sábado, as competições descem na Cordilheira dos Andes rumo a El Colorado, onde se disputam novo Slalom Gigante e o Slalom Especial.
 
Para as provas, Luci espera superar o longo tempo que ficou afastada da neve. “São 5 meses longe da neve. Sempre atrapalha. Mas é o começo da temporada, uma excelente preparação para as demais etapas”, comentou a atleta, que também aponta as dores no joelho como mais um obstáculo a ser deixado para trás.
 
As disputas no Chile também contarão com a presença do brasileiro Stefano Arnhold, esquiador e presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). A programação masculina prevê a mesma ordem do feminino, mas serão realizadas 8 provas.
 
Crescimento importante
 
Além da Copa do Mundo Masters de Ski Alpino, as provas no Chile também serão válidas para a disputa da Copa Continental Sul-americana. A história dessas provas está intimamente ligada à CBDN, que foi pioneira na realização de competições masters na América do Sul e criadora da competição continental.
 
Em 2013, todas as disputas no Valle Nevado e em El Colorado serão válidas para a Copa do Mundo, fruto de iniciativa brasileira junto à FIS. “Graças a uma moção da CBDN, pela primeira vez as quatro provas da Etapa Sul-Americana contarão pontos para a Copa do Mundo Masters”, explica Stefano.
 
Luci Arnhold comemora a inclusão de mais uma prova na Copa do Mundo. “Elas são muito importantes, pois são a primeira etapa. Recebemos competidores de várias nações, incluindo Europa, América do Norte e Ásia”, destaca.
 
Essas provas são muito importantes, pois constituem a primeira etapa da Copa do Mundo Masters de Ski, onde recebemos, em Valle Nevado (CHI) competidores de várias nações da Europa, América do Norte, Ásia, Oceania e  África do Sul. Essas provas contam pontos para a Copa do Mundo e também para a Copa Continental.
 
Prata dobrada
 
Neste sábado, em prova preparatória organizada pela Associação de Ski  Masters do Chile, no Valle Nevado, Stefano e Luci Arnhold conquistaram duas medalhas para o Brasil. Luci foi a segunda colocada, logo atrás da sul-africana Barbara Jekot. Entre os homens, Stefano ficou com a prata também, com Roberto Koifman, do Chile, em primeiro.