Cinco atletas brasileiros entram em ação no Mundial de Esqui Alpino na Alemanha

 A 41ª edição do Campeonato Mundial de Esqui Alpino contará com a presença de Jhonatan Longhi (foto), Maya Harrisson, Paulo Egydio, Fábio Guglielmini e Chiara Marano / Foto:DivulgaçãoAlemanha - No auge do inverno boreal, o Campeonato Mundial de Esqui Alpino atrai a atenção no mundo dos esportes de neve. A partir de terça-feira, cinco atletas defendem as cores do Brasil nas montanhas de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha. A 41ª edição do evento contará com a presença de Jhonatan Longhi (foto), Maya Harrisson, Paulo Egydio, Fábio Guglielmini e Chiara Marano.

"É uma oportunidade para os atletas brasileiros mostrarem a importante evolução técnica do esqui alpino nacional em seus 44 anos de história", ressalta Stefano Arnhold, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

Os atletas brasileiros competem em diversas provas. Jhonatan Longhi e Maya Harrisson, que participaram dos Jogos Olímpicos de Vancouver 2010, são os principais destaques do país. Jhonny, especialista em provas técnicas, competirá no Slalom Especial e Slalom Gigante, assim como Maya, mesmas provas em que competiram no Canadá.

Os dois estão bem colocados no ranking Latino Americano de Esqui Alpino. Jhonatan, considerado o esquiador brasileiro mais completo da história, é o quinto melhor atleta no Super Combinado, prova que envolve uma descida técnica e uma de velocidade combinadas. Já Maya, detentora da melhor marca brasileira no Ski Alpino, entre homens e mulheres, ocupa a inédita vice-liderança no Slalom Gigante.

Depois de participar de duas edições do Campeonato Mundial Junior, Paulo Egydio e Chiara Marano disputarão o primeiro Mundial da categoria Adultos, assim como o jovem atleta Fábio Guglielmini, de 16 anos, que acaba de representar o Brasil em seu primeiro Campeonato Mundial Junior, realizado no início de fevereiro em Crans Montana, na Suíça.

Filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), à Federação Internacional de Esqui (FIS) e à União Internacional de Biathlon (IBU), a CBDN é a entidade nacional de administração dos esportes de neve no Brasil, tendo iniciado com o Esqui Alpino em 1966. Hoje, conta também com as modalidades olímpicas de Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon e Freestyle, além de promover o Rollerski, o Biathlon de Verão e o Esqui na Grama.