Edson Bindilatti será o porta-bandeira em PyeongChang 2018

Piloto do bobsled do Brasil participa da quarta edição de Jogos Olímpicos de Inverno / Foto: Christian Dawes/COB

São Paulo - O baiano Edson Bindilatti, de 38 anos, será o porta-bandeira do Time Brasil na Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. O anúncio foi feito na cerimônia de boas-vindas à delegação brasileira na Vila, nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, pelo chefe de missão do Brasil, Stefano Arnhold, e pegou o atleta de surpresa. O evento contou com a presença do presidente do COB, Paulo Wanderley. A Cerimônia de Abertura será realizada às 9h (de Brasília) da próxima sexta-feira, dia 9, no Estádio Olímpico de PyeongChang.
 
Bidilatti participará de sua quarta edição de Jogos Olímpicos, tendo feito parte da equipe que marcou a primeira participação olímpica brasileira no bobsled, em Salt Lake City 2002, e participou também de Turim 2006 e Sochi 2014. “O atleta é mais um símbolo dos esportes de inverno no Brasil e merece a honraria de desfilar com a bandeira brasileira na abertura dos Jogos Olímpicos”, disse Stefano Arnhold.
 
Oriundo do atletismo (decatlo), Bindilatti será o piloto das duas equipes de bobsled do país nos Jogos (2-man e 4-man) e alcança o ponto máximo de sua carreira esportiva ao empunhar a bandeira do Brasil. O atleta não escondeu a surpresa com o anúncio e comemorou junto a toda delegação brasileira. 
 
“Me lembro de tudo o que passei lutando para que o bobsled não morresse no nosso país até chegar a esse momento, quando classificamos pela primeira vez uma equipe no 2-man. Com essa homenagem, fica ainda mais claro que tudo valeu a pena. É um sonho, sempre quis carregar a bandeira do meu país”, disse Bindilatti, que não teme nem o frio em que será realizado o desfile de abertura.
 
O bobsled é uma das últimas modalidades a entrar em competição em PyeongChang. As provas do 2-man serão realizadas nos dias 18 e 19 e as do 4-man nos dias 23 e 24 (no horário de Brasília). Além de Bindilatti, fazem parte da equipe brasileira: Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna. Edson Martins também forma a equipe do 2-man com o porta-bandeira da delegação brasileira. 
 
No dia anterior à Cerimônia de Abertura já acontecem algumas competições válidas pelos Jogos, sem a participação de brasileiros. O primeiro atleta do Time Brasil a estrear em PyeongChang é o esquiador Michel Macedo, no dia 13, na prova de Combinado.
 
O Brasil disputará os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 com uma delegação formada por nove atletas e um reserva no bobsled. A delegação brasileira será formada por Isadora Williams (patinação artística); Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna (bobsled); Michel Macedo (esqui alpino); Jaqueline Mourão e Victor Santos (esqui cross country); e Isabel Clark (snowboard).
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook