Em recuperação, Fabio Guglielmini se prepara "para ser mais forte"

a última segunda-feira, Fabio Guglielmini passou por procedimento cirúrgico de reconstrução do ligamento cruzado do joelho esquerd / Foto: Divulgação

Suíça- Na última segunda-feira, Fabio Guglielmini passou por procedimento cirúrgico de reconstrução do ligamento cruzado do joelho esquerdo, rompido durante sessão de treino em julho. Já focado na recuperação, o jovem atleta, de apenas 19 anos, projeta retornar ao Ski Alpino o mais rápido possível.
“Estou motivado para ser mais forte física e mentalmente após essa experiência”, garante Fabio, que vive sob o mantra “no pain, no gain”. “Sei que vai ser difícil, mas sempre dou o meu melhor. Sou um atleta e preciso lutar passo a passo, me “vingar” para ver a neve sob meus pés novamente”.
 
A expectativa é que a recuperação dure cerca de seis meses, antes que Fabio possa voltar a esquiar. Logo após a cirurgia, realizada pelo renomado Dr. Olivier Siegrist, na Suíça, o esquiador encarou as primeiras sessões de fisioterapia.
 
“Ainda sinto bastante dor, mas o procedimento foi perfeito, segundo os médicos”, conta. “Passei dois meses preparando meu joelho, então estou acostumado”.
A lesão, ocorrida durante a última sessão de treinamento de Fabio em Hintertux (Áustria), foi uma grande decepção para o jovem, que viu ser interrompido o sonho de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi. Ele disputava uma vaga com o companheiro Jhonatan Longhi, hoje o virtual classificado.
 
Ainda no hospital, Fabio recebeu a visita de uma companheira que já esteve em situação semelhante. Maya Harrisson, que passou por cirurgia no joelho após os Jogos Olímpicos 2010, foi dar apoio ao amigo. “Foi um belo presente. A Maya é como um irmã, uma bela companheira de time. Foi uma surpresa imensa”, disse.