Equipe Brasileira da Biathlon e Ski Cross Country treina com Mattias Nilsson

Jaqueline Mourão e Mirlene Picin - WSC Liberec / Foto: DivulgaçãoSuécia - A equipe brasileira de Biathlon de Inverno e Ski Cross Country, formada pelos atletas Leandro Ribela, Jaqueline Mourão, Mirlene Picin, Fabrizio Bourguignon e Leandro Lutz agora tem um novo reforço: o ex-atleta e treinador Mattias Nilsson.

O sueco de 29 anos encerrou sua brilhante carreira de atleta profissional de Biathlon de Inverno em setembro desse ano, após o surgimento de um problema cardíaco. Já em novembro assumiu o cargo de treinador da equipe brasileira, que está na Europa realizando as primeiras competições da temporada de inverno no hemisfério Norte.

Mattias Nilsson estreou como atleta profissional no ano de 2000 e logo conquistou o título de campeão Mundial na categoria Junior. Dois anos depois, já fazia parte da equipe principal sueca de Biathlon, considerada uma das mais fortes e respeitadas do mundo. Ao longo de sua carreira, Nillson esteve sempre no Circuito da Copa do Mundo, onde conquistou duas medalhas de bronze e figurou diversas vezes no Top 10.

O sueco participou ainda de duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, 2006 e 2010. Nos Jogos de Torino (2006) conquistou o quarto lugar na prova de revezamento com um final emocionante decidido pelo “photo finish”(decisão por fotografia).

Agora, o jovem treinador passa a fazer parte do sonho Olímpico Brasileiro, onde o principal objetivo é classificar a nação pela primeira vez na história para a disputa Olímpica de Biathlon de Inverno, modalidade muito jovem no país, iniciada competitivamente apenas em 2005.

“O desenvolvimento a passos largos nos últimos anos nos fez decidir por um planejamento mais arrojado para modalidade, visando a classificação já em 2014. A contratação de Nilsson faz parte desse planejamento e complementa uma equipe multidisciplinar muito qualificada. Estamos muito contentes em tê-lo conosco” afirma o superintendente técnico da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

À frente da equipe Brasileira a apenas dois meses, o técnico já começa a compartilhar conquistas verde-amarelas: durante a prova da IBU CUP que aconteceu em Ostersund, Suécia, no último domingo (27), a atleta olímpica Jaqueline Mourão bateu seu recorde pessoal na prova Sprint (7,5Km). Ela registrou o índice de 25,8%, ficando apenas a 1 minuto e 21 segundos da classificação para o Mundial da modalidade.A atleta mineira radicada no Canadá concluiu a prova em 32 min e 19 seg.

Mirlene Picin, atual Campeã Sul-Americana da modalidade, atirou bem mas teve problemas com a condição da neve, terminando a prova em 34 min e 44 seg. Agora a equipe se prepara para seu próximo desafio: a segunda etapa da IBU CUP da temporada, que será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro em Ridnaum, na Itália. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook