Esquiadores baianos conquistam ouro e prata na Itália

Esmeralda Alborghetti, de 15 anos e Nathan Alborghetti, de 14, fizeram bonito na neve / Foto: Divulgação

Itália - Os jovens atletas brasileiros de esqui alpino, Esmeralda Alborghetti, de 15 anos e Nathan Alborghetti, de 14, fizeram bonito na neve e conquistaram uma medalha de ouro e uma de prata cada um nesse fim de semana.
No sábado, os esquiadores baianos disputaram a prova de Slalom Especial no Trofeu de Áquila e garantiram a segunda colocação.  No domingo, o resultado foi o topo do pódio: tanto Nathan como Esmeralda deixaram seus adversários para trás e concluíram a prova de Slalom Gigante com o menor tempo, garantindo o ouro na Coppa Punto Zero, também disputada na região de Ovindoli, na Itália.
 
Para Nathan Alborghetti, o desafio foi ainda maior: nos treinamentos finais realizados na última sexta-feira, o atleta sofreu uma queda que resultou na imobilização de sua mão. Mesmo assim, ele competiu e garantiu esses excelentes resultados. "Foi um esforço muito grande, pois as mãos são fundamentais para ter força na largada, o que faz muita diferença na prova. Além disso, o equilíbrio fica um pouco afetado quando uma das mãos não é utilizada na competição”, explica o esquiador brasileiro.
 
Em seu último ano competindo na categoria infanto-juvenil, para esquiadoras de até 16 anos, Esmeralda Alborghetti mostrou que mesmo morando bem longe da neve – a família vive em Salvador, na Bahia, é possível obter resultados expressivos no esqui alpino.
 
"Foi uma vitória muito importante para mim porque fiquei muito tempo fora do pódio depois de quebrar o joelho e realizar a cirurgia em março de 2012. Mas tenho treinado muito na academia e esse último mês na neve foram fundamentais para aumentar minha confiança e ter esse bom resultado”, declara Esmeralda Alborghetti.
 
As duas competições foram válidas pelo título do torneio Abruzzo, que é uma região da Cordilheira Appennini, na Itália. O campeão (e a campeã) do Abruzzo mais os cinco primeiros se classificam para disputar o Trofeu Criterium Inter Appenninico, entre os dias 3 e 5 de fevereiro.