Jaqueline Mourão estreia na temporada de Biatlhon na Suécia

 A preparação de Jaqueline Mourão para Sochi-2014 continua firme na Europa / Foto: Divulgação

Suécia - A preparação de Jaqueline Mourão para Sochi-2014 continua firme na Europa. Neste sábado e domingo, a brasileira compete em provas da União Internacional de Biatlhon (IBU) em Idre (Suécia) e segue sonhando com a inédita classificação olímpica para o País na modalidade.
Desde o final da última temporada, a esquiadora vem se dedicando intensamente fora da neve, com rollerskis e treinos físicos fortes. Nos últimos meses, Jaque também participou de training camps, parte importante da preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 da atleta de Biatlhon e Cross Country.
 
“Eu estou ansiosa. A dedicação foi grande e eu sei que melhorei bastante, mas quero ver os resultados na pista. O início da temporada vai ser agitado com praticamente 6 provas em 8 dias, mas faz parte da programação”, conta a atleta nos dias que antecedem a maratona de competições na Suécia e Noruega.
 
Depois de Idre, onde encontrará o compatriota Fabrizio Bourguignon, Jaqueline vai a Oestersund, também na Suécia, para a primeira etapa da Copa do Mundo de Biatlhon. Duas provas na Noruega também fazem parte do calendário de novembro da atleta, que garante estar confiante.
 
“Este ano tivemos uma preparação especial. Tive a oportunidade de esquiar mais cedo e com condições de neve perfeitas em Canmore (Estados Unidos). Voltar a esquiar é fantástico e espero melhorar a cada dia na temporada”, explica.
 
Jaqueline já tem índice técnico para Sochi garantido no Cross Country, mas aguarda a definição no Biatlhon, o que deve acontecer apenas no final de janeiro de 2014. “O meu foco esta nos Jogos e tenho muita esperança que conseguirei classificar nas duas modalidades. Poder representar o Brasil nestes esportes, provando que é possível para um país que não tem neve competir em alto nível é muito gratificante”, comenta.
 
Jaqueline Mourão e outros quatro atletas brasileiros de neve recebem suporte do programa de apoio da SOI – Solidariedade Olímpica Internacional, uma das parcerias entre a CBDN e a SOI, que envolve também projetos de ciência aplicada ao esporte, programas de desenvolvimento de estrutura de treinamento, entre outros.