Jovens esquiadores baianos iniciam treinamentos na neve

Esmeralda Alborghetti / Foto: Divulgação

Salvador - Os irmãos esquiadores Esmeralda e Nathan Alborghetti, de 15 e 14 anos respectivamente,já estão de malas prontas para a primeira viagem dessa temporada rumo à neve. No próximo dia 30 eles sairão de Salvador, na Bahia, com destino à Innsbruck, na Áustria, onde começarão os treinamentos de esqui alpino. Depois disso, eles seguirão para a Itália, onde representam o renomado Ski Clube Tre Nevi Ovindoli.
A dupla, que na última temporada de inverno no hemisfério Norte participou de importantes competições internacionais na categoria Children (até 16 anos), como os Trofeus Borrufa, Topolino, Pinocchio e Bursa Uludag, disputados pelos melhores esquiadores do mundo.
 
Novamente, o calendário dos irmãos nascidos em Salvador e que representam o Brasil no mundo todo, está repleto de competições ao redor do mundo nos próximos meses. "Aqui na Bahia Esmeralda e Nathan fazem treinamentos específicos na academia e têm a alimentação acompanhada por nutricionista durante todo o ano. Agora com o fim das aulas, eles vão se dedicar integralmente aos treinamentos e competições na neve”, explica o pai dos esquiadores, Marco Alborghetti.
 
Nathan e Esmeralda adoram o calor baiano, mas confessam que já estão com saudades das temperaturas negativas e da rotina de treinamentos de Slalom, Slalom Gigante e Super G de esqui alpino, as provas que eles disputam. "Esse á meu último ano na categoria juvenil , antes de passar para junior FIS,  no final desta temporada. O meu objetivo é terminar esse ciclo da minha vida desportiva conseguindo bons resultados nas provas e tentando de ser protagonista -  e não somente participante nas competições em que represento o Brasil”, comenta Esmeralda.
 
Para Nathan, a temporada também terá novos desafios. "Esse  é meu primeiro ano na k2 (nascidos em 1998/1999) e sempre que se muda de categoria, enfrenta o primeiro ano com mais dificuldade. Contudo, é  um ano a mais de desenvolvimento psicofísico  e os fortes treinamentos podem fazer a diferença nos resultados”, declara o esquiador baiano.
 
A primeira competição internacional dos esquiadores será o Trofeu Borrufa, em Andorra, entre os dias 27 e 30 de janeiro. Antes disso, eles participarão de competições regionais na Itália.