Lais Souza e Josi Santos vão bem em estreia e garantem vaga na Copa do Mundo

Lais Souza e Josi Santos conseguiram resultados expressivos / Foto: Divulgação/CBDN

Finlândia - A longuíssima viagem a Ruka (Finlândia) rendeu ótimos frutos a equipe de Ski Aerials do Brasil. Lais Souza e Josi Santos conseguiram resultados expressivos nas duas provas disputadas na sexta-feira (5) e sábado e garantiram vaga na Copa do Mundo da Ski Freestyle. Agora, as atletas voltam as atenções para os treinos em Park City (Estados Unidos) e para as competições que podem valer a classificação aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia).
 
Lais foi 22ª colocada na sexta e 9ª no sábado. Já Josi foi 19ª e 12ª. Com essas posições, as atletas conseguiram os pontos que precisavam para poderem largar em uma competição de nível de Copa do Mundo. “Elas foram muito bem”, exclama Ryan Snow, canadense treinador da equipe brasileira. “Apostamos em saltos que seriam mais fáceis de aterrissar e elas conseguiram evoluir nesse aspecto de um dia para o outro. Com as colocações conseguidas, essa viagem definitivamente valeu a pena”.
 
Durante as provas, Lais e Josi enfrentaram muito vento e baixas temperaturas, que chegaram a 20o negativos em Ruka. Além disso, pela posição geográfica do local, o sol aparece por poucas horas no dia. Em Park City, onde já treinam desde o início da semana, as duas atletas brasileiras se dedicam a aprimorar alguns saltos do repertório. A expectativa é que, nas próximas competições, Lais e Josi já possam executar acrobacias com níveis de dificuldade mais altos e cheguem prontas às Copas do Mundo para acertar um duplo mortal.
 
O próximo desafio das brasileiras será nos dias 21 e 22 de dezembro, em Park City, quando participam de provas do Campeonato Norte-Americano em busca de mais experiência.
A estreia de Lais e Josi em Copas do Mundo acontece apenas em janeiro, no dia 10, em Deer Valley (Estados Unidos). Em seguida, no dia 14, competem em Val St. Come (Canadá) e, no dia 18, em Lake Placid (Estados Unidos).