Leandro Ribela quebra recorde brasileiro na Suíça

Leandro Ribela quebrou o recorde brasileiro de sprint  / Foto: Divulgação

Suíça - O Brasil está cada vez mais próximo de conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014. Já no início da temporada 2013, o atleta do esqui cross country Leandro Ribela quebrou o recorde brasileiro de sprint – prova de curta distância, na qual os atletas percorrem pequenos circuitos de até 3 km. “Esse resultado confirma que estamos no caminho certo e que o treinamento que venho realizando neste ano, mais voltado para as provas de curta distância, está dando resultados”, disse Leandro, depois do resultado.
 
O atleta alcançou o recorde brasileiro em Adelboden, na Suíça, em competição realizada pela Federação Internacional de Esqui (FIS).  Leandro quebrou a antiga marca de 257.04 pontos – que também havia sido conquistada por ele – ao marcar 237.72 pontos na prova de 1,4 km. “Me senti bem fisicamente e consegui aplicar grande parte daquilo que venho desenvolvendo nos treinamentos, embora saiba que ainda é possível corrigir alguns erros e acertar alguns detalhes para melhorar ainda mais esta marca. Vou continuar trabalhando para isso”, completa o atleta, que na temporada 2012/2013 já obteve quatro resultados dentro do índice da FIS.
 
Este não é o único resultado importante do brasileiro neste mês: no último dia 16 ele alcançou, na Alemanha, o segundo melhor resultado na história do esqui cross country masculino brasileiro ao marcar 198.95 pontos na prova de 2.5 km em técnica livre, ficando a apenas 13.82 pontos do atual recorde.
 
O próximo compromisso do brasileiro será entre os dias 20 de fevereiro e 3 de março, quando Leandro disputará o Campeonato Mundial de Esqui Nórdico, em Val di Fiemme, na Itália. Até lá, o atleta passa por um período de preparação em Obertilliach, na Áustria.
 
Treinamento - Para alcançar a tão sonhada vaga olímpica, Leandro e mais quatro atletas brasileiros foram selecionados, por meio de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e o Comitê Olímpico Internacional (COI), para participar do programa de treinamento e apoio na preparação de atletas com potencial de qualificação olímpica da Solidariedade Olímpica Internacional (SOI), uma das comissões do COI. 
 
“No meu caso, participar do projeto possibilitará a orientação por profissionais qualificados na área que possam me auxiliar a atingir os objetivos traçados. É com esta finalidade que tenho treinado e acredito que o programa está me ajudando bastante a evoluir e obter a vaga para Sochi 2014”, afirma Lenadro. Caso consiga a vaga, esta será a segunda vez que o atleta representará o país em uma Olimpíada de Inverno: a primeira foi nos Jogos Olímpicos de Vancouver, em 2010. 
 
O programa da SOI atende a atletas desde novembro de 2012 e seguirá até janeiro de 2014, um mês antes dos Jogos de Inverno. Além da preparação, o programa envolve iniciativas de pesquisas em ciência aplicada ao esporte e programas de desenvolvimento de estrutura de treinamento.  Do Brasil, também participam do projeto Jaqueline Mourão, do ski cross country; Maya Harrisson e Jhonathan Longhi, do ski alpino; e Isabel Clark, do snowboard.