Astros da MLB visitam São Paulo esta semana

Os Ex-atletas da MLB e treinadores da seleção brasileira de beisebol, Barry Larkin e Steve Finley ficam em São Paulo de 6 a 10 de novembro. Comitiva ainda conta com Chris Haydock, Diretor Sênior de operações internacionais da MLB / Foto: Alex Trautwig/MLB

São Paulo - Em mais uma ação para expansão e desenvolvimento do beisebol, a Major League Baseball trará ao Brasil Barry Larkin e Steve Finley, ex-jogadores da MLB que foram treinadores da seleção brasileira nos principais torneios disputados pelo selecionado nacional.
 
A dupla ficará no Brasil entre 6 e 10 de novembro estudando, avaliando e ajudando na evolução dos acadêmicos do projeto da Major League. Nos primeiros três dias, os astros americanos visitarão e auxiliarão os treinos dos 32 jovens da academia MLB. Já no dia 10 de novembro, sexta-feira, visitam a Arena Beisebol, onde realizarão uma palestra e clínica aos atletas amadores de beisebol, além dos amantes praticantes e jovens alunos da escolinha ministrada no local pelo capitão da seleção brasileira, Jean Tomé. Além do hall da fama Barry Larkin e o técnico de rebatidas da seleção brasileira Steve Finley, estarão no Brasil o consultor internacional de operações da América Latina, Jimmy Meayke e Chris Haydock, diretor sênior de operações internacionais da MLB. O intuito da viagem é conhecer e dar prosseguimento ao eficaz trabalho da Academia MLB Brasil, menos de um ano da inauguração da estrutura montada no CT Yakult, em ibiúna (SP), projeto da MLB revelou cinco novos prospectos que assinaram com times americanos.
 
Academia MLB Brasil 2017 – A iniciativa, pioneira no país, marca a primeira vez em que a liga americana tem papel ativo durante o ano todo nas operações da academia de beisebol no CT de Ibiúna, considerado pela própria MLB como um dos melhores do mundo para formação de atletas fora dos Estados Unidos.
 
O projeto, também em parceria com a CBBS, oferece a 32 atletas aprovados nas últimas seletivas realizadas pela MLB, bolsas de estudos integrais, treinos, alimentação e alojamento no centro de treinamento da confederação em Ibiúna. A Academia conta com dois técnicos estrangeiros da MLB: o panamenho Enrique Burgos (ex-jogador de ligas menores e da MLB), o venezuelano Emilio Acosta que até o ano passado era treinador da filial do New York Yankees na República Dominicana e o dominicano Eduardo de Leon, instrutor do programa de desenvolvimento de técnicos da MLB.
 
“Trata-se da próxima fase da evolução dos programas da MLB no Brasil, sendo uma ótima oportunidade para jovens atletas, entre 14 e 18 anos, aprimorarem suas habilidades como jogadores de beisebol e aprenderem lições que irão ajudá-los dentro e fora de campo”, afirma Caleb Santos Silva, coordenador internacional de desenvolvimento do jogo da MLB. 
 
Arena Beisebol – Inaugurada esse ano é o primeiro local em São Paulo para práticas livres de beisebol, com duas gaiolas de rebatidas e um bullpen, área exclusiva para treinos de arremessos. O local é privado e pode ser alugado por número de rebatidas e tempo para arremessos. Também possui aulas da modalidade que são ministradas pelo profissional Jean Tomé, capitão da seleção brasileira de beisebol.
 
Beisebol no Brasil - Nos últimos anos, a MLB vem trabalhando intensivamente ao lado CBBS para proporcionar cada vez mais oportunidades aos jovens atletas brasileiros que desejam se tornar jogadores de beisebol profissionais. Desde 2011, o MLB Brasil Elite Camp possibilitou que vários novos talentos assinassem contratos com clubes profissionais da liga americana e de outros países, proporcionando um expressivo avanço no nível de jogo no Brasil.
 
Só em 2017, a Academia MLB Brasil, projeto anual que substituiu o MLB Elite Camp, impulsionou cinco prospectos brasileiros a assinarem contratos profissionais com times da Major League Baseball. Heitor Tokar (arremessador) e Victor Coutinho (defensor de campo externo) assinaram com o Houston Astros, Vitor Watanabe (arremessador) com o Milwaukee Brewers e Christian Pedrol (arremessador), contratado em maio pelo Seattle Mariners, juntaram-se a Eric Pardinho, maior prospecto brasileiro contratado pelo Toronto Blue Jays. Também neste ano o Brasil viveu seu melhor momento na maior liga de beisebol do mundo, com 4 atletas atuando no topo da modalidade, Yan Gomes (Cleveland Indians), Paulo Orlando (Kansas City Royals), Thyago Vieira (Seattle Mariners) e Luiz Gohara (Atlanta Braves) que se tornou primeiro prospecto a chegar as grandes ligas após ser selecionado, em 2012, na segunda edição do Elite camp.
 
A Major League Baseball atualmente possui 15 atletas brasileiros com contratos ativos, cinco já tendo alcançado o nível mais alto da MLB. Dos 30 clubes que formam a maior liga de beisebol do mundo, dez contam com brasileiros em suas instituições. É um número muito expressivo se compararmos a NBA e NFL.
 
Perfil dos atletas convidados pela Major League Baseball à Academia MLB Brasil:
 
Barry Larkin - Treinador da seleção brasileira no World Classic Baseball (Copa do Mundo da modalidade) e ex-atleta homenageado no Hall da fama nos EUA. Responsável pelos treinos dos defensores internos e rebatedores.
 
Steve Finley  - Ex-jogador do Los Angeles Dodgers, New York Mets, Arizona Diamondbacks e San Francisco Giants, campeão da World Series de 2001 pelos Diamondbacks;
 
SERVIÇO
ACADEMIA MLB BRASIL 2017
Local: Complexo CBBS Nacional de Formação em Ibiúna, SP (CT Yakult)
Horário: 06 a 09 de Novembro, das 13hs as 17hs
Endereço: Rodovia Bunjiro Nakao, Km 58,5 – Ibiúna – SP
Telefone: (15) 3249-1270
 
PALESTRA E CLÍNICA NA ARENA BEISEBOL
Local: Arena Beisebol
Horário: 10 de novembro, sexta-feira, das 16hs às 18hs
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 328 – Bairro do Tatuapé - São Paulo
Telefone: (11) 99775-7035 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.arenabeisebol.com.br

Veja Também: