MLB investe na formação de treinadores brasileiros

De 21 a 30 de Abril treinadores estrangeiros da MLB comandarão série de atividades para desenvolvimento dos instrutores de beisebol brasileiros / Foto: MLB

São Paulo - Dando continuidade aos investimentos e processo de crescimento da modalidade no Brasil, a Major League Baseball (MLB) realizará na cidade de Ibiúna (SP) entre os dias 21 e 30 de abril a segunda edição do MLB Coaching Development Program no país.
 
Será realizada uma sessão de dez dias de aulas e treinamentos para capacitar instrutores de beisebol a fim de que se tornem verdadeiros técnicos da modalidade. Estarão presentes, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), 30 treinadores de beisebol de todo o Brasil, que já possuam conhecimento das regras e práticas do esporte. Para o programa de 2017 fora desenvolvido o primeiro Manual de treinadores totalmente em português. São mais de 300 páginas com didáticas apropriadas para o esporte, além das técnicas e táticas utilizadas pelos profissionais dos 30 times da MLB.
 
Os participantes, que virão de várias partes do país (São Paulo, Paraná, Mato Grosso do sul, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia e Pernambuco), serão orientados por treinadores profissionais da MLB para aprimorar suas técnicas de ensino e colocá-las em ação nos projetos já existentes em que atuam como mentores. A novidade fica por conta da participação de ex-atletas profissionais, inclusive com participações na seleção brasileira, que pretendem continuar ampliando e divulgando o esporte no Brasil, agora como técnicos. Oevento reunirá sete treinadores profissionais da Major League Baseball no Complexo Nacional de Formação da CBBS,sendo dois venezuelanos, um mexicano, um dominicano, um panamenho e o brasileiro Thiago Caldeira.
 
Pela segunda vez no Brasil, o programa de desenvolvimento e capacitação da MLB, que já teve edições na Argentina, Bahamas, Chile, Colômbia, Costa Rica Curaçao, El Salvador, Nicarágua, República Dominicana e Europa, visa aprimorar as práticas e técnicas de treinadores brasileiros que participam, são voluntários, comandam ou pretendem iniciar cursos e projetos de beisebol.
 
Habilidades - Os profissionais da MLB colocarão em prática, nos dez dias de preparação, as mesmas técnicas aplicadas com os técnicos e atletas profissionais que atuam nos EUA. Serão transmitidos aos instrutores métodos de avaliação das habilidades técnicas e táticas dos jogadores, como qualidade e potência de arremessos de curta e longa distância, força, técnica e precisão na rebatida, arranque e velocidade, além de capacidade de defesa para recepcionar arremessos e rebatidas.
 
Os treinamentos serão divididos em dois períodos: manhã, com aulas teóricas no hotel onde os alunos instrutores estarão instalados, também na cidade de Ibiúna; e tarde com treinos práticos no CT (o cronograma está sujeito a mudanças em caso de chuva).
 
Com foco no aprimoramento das habilidades de ataque e defesa, os treinadores aperfeiçoarão as funções gerais do beisebol para melhorar a parte técnica e física. Também serão realizados jogos-treino para simulação de situações de jogo e adaptação de cada atleta à sua função dentro do campo. “Além da parte intelectual e mental do jogo, o beisebol é um esporte em que a tomada de decisões rápidas precisam estar bem alinhada com as questões físicas e técnicas, pois um arremesso para a base errada após uma bela captura de bola pode custar um ponto para o adversário”, salienta Caleb Santos Silva, coordenador de Desenvolvimento do jogo da MLB.
 
O coordenador da MLB reforça ainda que ações como essa vêm ajudando no crescimento do esporte no Brasil. “Nossa intenção é divulgar, desenvolver e expandir o esporte no país por meio de projetos como esse. Também acreditamos ser um grande celeiro de atletas, mas que precisam de mais apoio”.
 
Como exemplos deste apoio, o lançamento da Academia MLB Brasil em 2017, iniciativa pioneira no país, marcou início da próxima fase da evolução dos programas da MLB no país. É o primeiro ano em que a liga americana terá papel ativo durante o ano todo nas operações da academia de beisebol no CT de Ibiúna, considerado pela própria MLB como um dos melhores do mundo para formação de atletas fora dos Estados Unidos.
 
Atualmente a Major League Baseball possui 11 atletas brasileiros com contratos ativos em seus clubes. Deste total, até hoje, sete saíram do CT em programas desenvolvidos com ajuda da maior liga de beisebol do mundo.
 
Serviço:
Local: Complexo CBBS Nacional de Formação em Ibiúna, SP (CT Yakult)
Endereço: Rodovia Bunjiro Nakao, Km 58,5 – Ibiúna – SP
Telefone: (15) 3249-1270
Datas e horários: de 21 a 30 de Junho- Treinos pela manhã, das 08h às 12h e à tarde das 14h às 17h; todos os dias exceto domingo que não haverá treino no período da tarde.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook