Exposição marca nova fase da Associação Blumenau de karate

Objetivo está focado nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão. Exposição no Park Europeu prossegue até setembro / Foto: DivulgaçãoObjetivo está focado nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão. Exposição no Park Europeu prossegue até setembro / Foto: Divulgação

Santa Catarina - A inauguração oficial, nesta quinta-feira, dia 20, da exposição sobre os 20 anos de História da Associação Blumenau de Karate (ABK), no Shopping Park Europeu, marca o início de um novo ciclo na trajetória da ABK.
 
Com a modalidade no programa oficial dos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, no Japão, este é o principal objetivo de Vanderlei de Oliveira, treinador das Seleções Brasileira e Catarinense de karate e da FMD Blumenau.
 
“Vou trabalhar para ter, pelo menos, um atleta representando o Brasil nas Olimpíadas. Isso vai significar como uma continuidade da história da Associação”, comenta o técnico. Para chegar ao objetivo dos Jogos Olímpicos, será feita uma programação, que inclui participações em torneios internacionais e intercâmbios com atletas e técnicos do Exterior.
 
Mais de 200 pessoas, entre autoridades, alunos/atletas, simpatizantes e várias gerações da ABK prestigiaram a inauguração da exposição da ABK no Shopping Park Europeu. De Joinville, veio o professor Francisco Medeiros. Nilson Amador e Zulmar Silva, atletas da década de 1990, além de Cintia Cunha e Karina de Oliveira, ambas campeãs por vários anos dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc ).
 
“A presença de todas essas pessoas representa a valorização do trabalho de toda a comissão técnica da equipe e do comprometimento de todos os envolvidos”, declara Alessandra de Oliveira, uma das primeiras alunas da Associação. A exposição prossegue, pelo menos, até setembro.
 
A história da Associação Blumenau de Karate começou em 1997, com o técnico Vanderlei tendo apenas dois alunos (os irmãos - Alessandra e Fabiano de Oliveira) e hoje, conta com 1,4 mil alunos, muitos dos quais, titulares da Seleção Brasileira da Confederação Brasileira de karate (CBK). “Contar esta história é muito gratificante. São 20 anos de constantes mudanças, de aprendizado e de descobertas. Mais importante de tudo, são os talentos revelados e o acompanhamento na trajetória de muitos alunos/atletas”, declara Vanderlei.
 
Conquistas
 
A história da Associação Blumenau de karate está ligada a trajetória da modalidade no Estado e no País. O primeiro título estadual veio em 2000, quando conquistou em Navegantes, a etapa do Regional de karate. Esse primeiro passo foi o condutor para os novos desafios para Vanderlei, que começou a trabalhar na formação de uma equipe, com prioridade nas categorias de base. 
 
Depois vieram outras conquistas, como uma hegemonia em etapas do Estadual, o pentacampeonato dos Jogos Abertos com a equipe feminina, títulos internacionais conquistados por vários atletas e, finalmente, o convite, em 2015, para fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de karate da Confederação Brasileira de Karate (CBK).
 
Atualmente, a Associação Blumenau de karate é uma das equipes do País, com maior número de atletas na Seleção Brasileira de karate, incluindo todas as categorias, da Base ao Sênior. Em 2016, por exemplo, foram 16 alunos. “Temos um trabalho de base consolidado, que tem refletido na categoria Adulto”, destaca Vanderlei. Outro bom exemplo do trabalho desenvolvido pela comissão técnica da Associação é a classificação de 30 atletas para a fase final do Brasileiro, em outubro, em Salvador (BA).

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook