Atletas olímpicos e medalhistas pan-americanos participam das Olimpíadas Universitárias

Sarah Menezes conquista a primeira medalha dourada do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres/ Foto: Divulgação

Foz do Iguaçu - A judoca campeã olímpica em Londres 2012 Sarah Menezes abrirá as Olimpíadas Universitárias JUBs 2012 nesta quinta-feira, dia 18, acendendo a Pira Olímpica durante a Cerimônia de Abertura do evento, que será realizada no mirante da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Até o dia 27 de outubro, cerca de 3.000 atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal disputarão torneios em quatro esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez), na maior competição universitária do país.
 
Os esportes individuais abrem a competição. Ainda na quinta-feira, será realizada a primeira rodada do torneio de xadrez, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. Os combates do judô e as disputas do atletismo e da natação começam na sexta-feira e vão até domingo, no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti. Os torneios dos esportes coletivos começam no dia 23 com as partidas pela fase classificatória e nos dias 26 e 27 com as semifinais e finais.
 
Do atletismo, participam nomes de destaque como o de Ronald Julião, medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e representante brasileiro no arremesso de peso nos Jogos Olímpicos Londres 2012; e Lucélia Peres, campeã da São Silvestre 2006 e bronze no Pan do Rio 2007. Outros nomes de destaque são: Caio Bonfim, Cleiton Sabino, Aldemir Gomes Júnior, Thiago Jesus Sales, Higlécia Silva, Gabriela Vita Souza e Rafaela Ritz dos Santos.
 
Na natação, destaque para a capixaba Daiene Marçal Dias, bronze nos 200m borboleta no Pan do Rio. Especialista no nado peito, Veruska Clednev também disputou os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e coleciona medalhas nas Olimpíadas Universitárias. Jovens promessas da natação brasileira como Jéssica Veronez, que conquistou cinco medalhas de ouro no ano passado, em Campinas, a brasiliense Simone Kohler, e os catarinenses Djenyfer Arnold e Brian Loro também estão inscritas.
 
No judô, sob os olhares atentos da campeã olímpica Sarah Menezes e do seu técnico Expedito Falcão, atletas como Flávia Gomes, campeã mundial sub-17 em 2009; Charles Chibana, Francinaldo Segundo, Stanley Torres, Raphael Magalhães, Aline Puglia, e a amazonense Rafaela Barbosa, bicampeã sul-americana juvenil e campeã na categoria júnior, tentarão subir no pódio das Olimpíadas Universitárias.
 
No xadrez, a sul-mato-grossense Ana Vitória Rothebarth, campeã das Olimpíadas Universitárias 2010 com a inédita marca de sete vitórias em sete jogos, tenta voltar ao pódio da competição após amargar a quarta colocação no ano passado. Ela terá pela frente rivais como a paranaense Jéssica Cathcart, irmã gêmea de Joyce Cathcart, as duas com diversos títulos nacionais e participações em torneios internacionais, e a estreante Amanda Marques Pereira, de 18 anos, que disputa Campeonatos Mundiais desde 2004. No masculi