Brasil amplia contato com entidades internacionais de controle de dopagem

O diretor executivo da Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Marco Aurelio Klein, participou na semana passada, em Lausanne, na Suíça, da reunião do Instituto das Organizações Nacionais Antidopings / Foto: Divulgação

Suíça - O diretor executivo da Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Marco Aurelio Klein, participou na semana passada, em Lausanne, na Suíça, da reunião do Instituto das Organizações Nacionais Antidopings (Inado na sigla em inglês – Institute of National Anti-Doping Organizations) e do Simpósio da Wada (sigla em inglês para Agência Mundial Antidoping).
 
“Os dias de simpósio foram excelentes. Todas as apresentações tiveram altíssimo nível. Foi uma grande oportunidade para o Brasil entrar em contato com as entidades internacionais. Avançamos nas conversas para fechar acordos de cooperação com as agências do Reino Unido (Ukad, United Kingdom Anti-Doping), da Rússia (Rusada, Russian Anti-Doping Authority) e dos Estados Unidos (Usada, United States Anti-Doping Agency)”, explicou Klein.
 
O evento, realizado entre os dias 18 e 20, contou com a presença de cerca de 300 membros de agências nacionais dos países-membros, além do Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), Federação Internacional de Futebol (FIFA) e várias federações internacionais.
 
O primeiro dia de trabalho na Suíça teve a participação da ABCD, como ouvinte, na reunião do Inado. Atualmente, a organização conta com 31 membros mundiais, e o diretor executivo apresentou a intenção de incluir o Brasil como integrante. “As principais organizações de controle de dopagem fazem parte da Inado. Fomos convidados a participar como ouvintes pela importância que o Brasil tem neste ciclo olímpico. É um fórum de debate muito importante para compartilhar informações entre os países.”
 
Klein ressaltou a apresentação da gerente de comunicação da Usada, Anne Skinner, que detalhou o trabalho de comunicação da entidade durante o caso de doping do ex-ciclista Lance Armstrong, que teve repercussão mundial. “Foi uma das melhores apresentações que já vi, de forma clara, segura e envolvente. A gerente de comunicação ressaltou a importância de ter um trabalho transparente e em diversos meios, como nas mídias tradicional e social, juntamente com o universo do atleta. Anne mostrou os casos de pessoas famosas que, no primeiro momento, defenderam arduamente o ex-ciclista e foram contra a Usada e, depois, chegaram a pedir desculpas para a entidade de controle de dopagem”, explicou.