CBDU lança 61º Jogos Universitários Brasileiros, em Goiânia

Luciano Cabral, presidente CBDU, apresenta projeto / Foto: Luciana Lombardi

Goiânia - Membros da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), Prefeitura de Goiânia e Governo do Estado de Goiás realizaram na quarta-feira, dia 19 de Junho, o lançamento da 61ª edição do Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O mega evento, que deve reunir mais de 4 mil atletas em Goiânia (GO) e, com isso, movimentar o turismo e a economia da capital goiana.
 
A última vez que os JUB’s foram sediados em Goiânia foi em 1985. Desde então, passou por reformulações e ganhou prestígio. "O JUBs é, hoje, o maior evento esportivo universitário da América Latina. Envolve equipes de 26 estados e o Distrito Federal, 520 Instituições de Ensino Superior (IES) e 38 mil aluno-atletas, anualmente", afirma o presidente da CBDU, Luciano Cabral.
 
Em 2013, os Jogos retomam a denominação de JUBs, que foi substituída por "Olimpíadas Universitárias" no período de 2005 a 2012, devido a um acordo entre a CBDU, o Ministério dos Esportes e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Também, a partir deste ano, o evento ganha uma logomarca permanente, que contempla os temas ‘o verde do Brasil’, ecologia e sustentabilidade, universidade e universitários e as estrelas que representam as cinco regiões nacionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).
 
A competição, em Goiânia, terá como principal "arena" o clube SESC Ferreira Pacheco, que receberá a maior parte das partidas das modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de areia e basquete 3x3) e individuais (atletismo, judô, natação e xadrez). Até o final desta semana o comitê organizador local visitará, junto com membros da CBDU, todas as instalações onde serão realizadas as atividades do evento.
 
Goiânia, cidade sede - Goiânia foi escolhida cidade sede do 61º Jogos Universitários Brasileiros em concorrência com outras duas capitais, Natal (RN) e Cuiabá (MT). "A FGDU é, atualmente, uma das melhores e mais atuantes entidades do desporto universitário. Além disso, Goiás está bem representado, por grandes equipes no cenário nacional. Isso nos dá conforto e a segurança de que faremos a melhor edição da história deste evento", adianta Luciano. No ano passado, a capital passou por um teste ao receber a fase final da Liga do Desporto Universitário (LDU).