Ministério garante recursos para a Copa do Mundo de Pentathlon Moderno no RJ

Yane Marques, bronze em Londres, será uma das favoritas na competição / Foto: Valterci Santos / AGIF / COB

Brasília - O Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) assinaram neste mês um convênio que vai garantir os recursos para realização da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que acontecerá em março deste ano no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), no Complexo Esportivo de Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro.
 
“A segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno no Rio de Janeiro, nas instalações do Complexo de Deodoro, é motivo de satisfação para o Ministério do Esporte. Ela representa a oportunidade de desenvolver melhor a modalidade no Brasil e de utilizar instalações esportivas de alto nível”, destaca Ricardo Leyser, secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. 
 
Para o presidente da CBPM, Helio Meirelles, o pentatlo moderno está vivendo um momento especial. “Estamos iniciando um novo ciclo olímpico com as imagens ainda bem vivas da penta-  atleta brasileira Yane Marques, no pódio em Londres. Sabemos o quanto é importante realizar competições internacionais de alto nível diante da própria torcida, com o objetivo de dar confiança ao atleta. Já estamos respirando 2016 literalmente”, afirma Meirelles.
 
Segundo Meirelles, a volta da Copa do Mundo de Pentatlo em 2013 deixa a comunidade brasileira da modalidade bastante animada. A presença de atletas de ponta, que ocupam as primeiras posições no ranking mundial e estão sempre se destacando nos torneios internacionais, serve para aprimorar as bases do esporte em nosso país.
 
“As adversárias são praticamente as mesmas, por isso, competir no Brasil é tão difícil quanto competir fora. Claro que a torcida a nosso favor é um diferencial”, conta Yane, única latino-americana medalhista olímpica na modalidade, graças ao bronze conquistado em Londres 2012. Yane acha excelente a volta da competição para o Rio, e diz ser relevante para o Brasil sediar anualmente um torneio como esse, que ajudará na preparação das Olimpíadas, já que em 2016 todos terão a incumbência de realizar os Jogos da melhor forma possível. 
 
A importância da cidade do Rio de Janeiro para o pentatlo moderno mundial já pôde ser vista na edição de 2012 do torneio no Brasil. Dos 72 competidores que estiveram nos Jogos Olímpicos de Londres em agosto do ano passado, 61 vieram à capital fluminense para participar da etapa carioca da competição. Dentre eles, quatro futuros medalhistas olímpicos: o tcheco David Svoboda (ouro), a lituana Laura Asadauskaite (ouro), o chinês Cao Zhongrong (prata) e a brasileira Yane Marques (bronze).
 
O apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Ministério do Esporte é fundamental para que a CBPM, junto com a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), permita que o circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno faça uma nova parada na capital fluminense, principalmente em ano de ciclo olímpico.