Parque Aquático Maria Lenk abriga CT utilizado por brasileiros e estrangeiros

Atletas brasileiros de seis esportes estão se preparando para o novo ciclo olímpico no Centro de Treinamento Time Brasil/ Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET

Rio de Janeiro - Atletas brasileiros de seis esportes estão se preparando para o novo ciclo olímpico no Centro de Treinamento Time Brasil, inaugurado no fim de 2010 no Centro Aquático Maria Lenk, instalação dos Jogos Olímpicos em 2016. Além deles, o espaço recebe competidores de diversos países para intercâmbio. Neste início de ano, é a vez da seleção de nado sincronizado da Rússia e a seleção de ginástica artística do Japão.
 
A equipe russa de nado sincronizado visita o Brasil pela sétima vez. Formada por 12 atletas, é treinada pela técnica Tatiana Pokrovskaya, que comandou o time na conquista do tetracampeonato olímpico de Sydney 2000 a Londres 2012. Russas e brasileiras treinam juntas até o dia 12 de fevereiro no mesmo local.
 
Já a equipe japonesa de ginástica artística, sob o comando do técnico Takashi Kobayashi, treinou em dois períodos com os atletas brasileiros desde o dia 23. O embarque de volta a Tóquio acontece nesta sexta. O Japão já conquistou 94 medalhas em Jogos Olímpicos e aparece em terceiro lugar no quadro geral do esporte.
 
“Esse intercâmbio é importante, uma vez que a equipe japonesa tem excelente nível técnico”, disse o coordenador da ginástica artística brasileira masculina, Leonardo Finco. A equipe brasileira se prepara para a primeira competição de 2013, em março, em Berlim, Alemanha.
 
Maratonistas aquáticas, nadadores, uma velejadora (Patricia Fontes),equipes de atletismo e a seleção brasileira de judô, que conta com 43 atletas, também estão se aperfeiçoando no Centro de Treinamento. Eles ressaltam a importância da interação entre atletas de alto nível e treinadores das diversas modalidades.
 
“O Centro de Treinamento Time Brasil está bem estruturado. Isso é muito importante. Começando com um centro de treinamento bom, já estamos com a base pronta para subir no tatame e fazer um bom trabalho. É um espaço de alto nível, o tatame é muito bom, a sala de musculação é completa”, exaltou o medalhista olímpico em Londres 2012, Felipe Kitadai.
 
Apto a atender todas as modalidades olímpicas, o Centro de Treinamento dispõe de sala de musculação, uma moderna sala de força e condicionamento, uma sala de preparação física, uma sala funcional, um consultório de fisioterapia e consultórios médicos.