Prêmio Brasil Olímpico 2010 inova e amplia disputa pelo Troféu Melhor do Ano no Esporte

Prêmio Brasil Olímpico 2010 inova e amplia disputa pelo Troféu Melhor do Ano no Esporte  / Foto: Sérgio Huoliver / Divulgação COBSão Paulo - O Prêmio Brasil Olímpico, cerimônia anual promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro para homenagear os melhores atletas do ano, terá uma importante inovação em 2010. A partir deste ano, além de atletas individuais poderão concorrer ao Troféu Melhor do Ano no Esporte equipes, times, técnicos, duplas, trincas ou quadras, como revezamentos do atletismo e da natação.

 

A escolha dos melhores atletas em cada uma das 47 modalidades e a definição dos três indicados em cada categoria, masculina e feminina, está sendo feita por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. A escolha para o Troféu Melhor do Ano no Esporte será feita por este mesmo júri e pelo voto popular, através da Internet. Os vencedores serão anunciados durante a festa do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 20 de dezembro, no Teatro do MAM, no Rio de Janeiro. Este ano, a cerimônia terá como mote o esporte e a juventude.

"Desde que o Prêmio Brasil Olímpico foi criado, em 1999, procuramos inovar a cada ano. Ao longo dessas 11 edições, várias categorias foram criadas e centenas de atletas e personalidades tiveram o reconhecimento e a homenagem da comunidade olímpica pelos seus feitos. Agora, em 2010, decidimos abrir a oportunidade de premiar equipes, times, duplas etc", explica o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Além dessas categorias, o Prêmio Brasil Olímpico 2010 premiará o melhor técnico individual e coletivo, os melhores atletas paraolímpicos, o melhor técnico paraolímpico e melhores atletas escolares e universitários. Ainda serão oferecidos o Troféu Adhemar Ferreira da Silva e o Troféu COI "Esporte - Inspirando Jovens". "Este troféu do COI resume a mensagem que queremos passar no Prêmio Brasil Olímpico. Em 2010 tivemos a realização dos I Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, com enorme sucesso. Além disso, os jovens formam a base do esporte e da sociedade. É uma forma de estimulá-los à prática do esporte e a incentivá-los a seguir uma carreira esportiva. Vale lembrar que vários jovens atletas que estiveram em Cingapura já integram o planejamento do COB e das Confederações para o Rio 2016", explica Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.