Yane é homenageada por feito inédito no pentathlon moderno brasileiro

Yane Marques garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 / Foto: Wagner Carmo / Inovafoto / COB

Rio de Janeiro - A brasileira Yane Marques, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, foi homenageada na sexta-feira, dia 22 de Março, no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro. Yane recebeu placa condecorativa do presidente da Confederação Brasileira de Pentathlon Moderno (CBPM), Hélio Meirelles, com a presença dos alunos do projeto PentaJovem, desenvolvido no Complexo Esportivo de Deodoro. A homenagem aconteceu depois da premiação da final feminina da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentathlon Moderno.
 
Yane ficou com o 13º lugar na final da Copa do Mundo - a melhor brasileira entre as 36 finalistas foi Priscila Oliveira, 11ª colocada, seu melhor desempenho em uma Copa do Mundo. Yane comentou as expectativas neste triênio que antecede as competições do maior evento esportivo do mundo. “Os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro serão bons não só para o pentathlon, mas para todos os esportes”, disse a responsável pela conquista da primeira medalha olímpica brasileira na modalidade. “A medalha é nossa, do Brasil, e fica na história. Que venham outras para nosso país”, completou.
 
Ao lado da medalhista de Londres, também foi homenageada a norte-americana naturalizada brasileira Samantha Harvey. A veterana é responsável por um marco anterior ao de Yane: a primeira medalha do Brasil em competições internacionais. Samantha conquistou a prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003.
 
“Agradeço por estar aqui para comemorar todos esses avanços no esporte. Eu vi a Yane ganhar a medalha em Londres e foi um momento muito bonito e importante para o pentatlo moderno. O Brasil vai crescer ainda mais no futuro, e os Jogos do Rio serão um momento mais especial ainda. Que venha 2016”, disse Samantha.