Yane e Priscila avançam à final na Copa do Mundo de Pentathlon no RJ

A pernambucana Yane Marques conseguiu mais um bom resultado / Foto: Divulgação/CBPM

Rio de Janeiro - A etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de Pentathlon Moderno começou nesta quarta-feira, dia 20, com a qualificação feminina. As brasileiras Yane Marques e Priscila Oliveira conseguiram chegar entre as 36 melhores e garantiram vaga na final da disputa, que acontece na sexta-feira. As pernambucanas competiram ao lado de outras 62 pentatletas de 20 países.
 
 
Além delas, o Brasil ainda esteve representado por outras seis pentatletas: Larissa Lellys, Amanda Turute, Andressa Lima, Brenna Lima, Bianca Cavalcanti e Stephany Saraiva, que não conseguiram avançar até à grande final individual feminina.
 
Divididas em dois grupos, todas as pentatletas encararam a esgrima, a natação e o evento combinado de tiro e corrida no Centro Nacional de Pentathlon Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, que fica no Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste da cidade (o hipismo só é realizado nas finais e no revezamento misto).
 
Dentre as finalistas, no feminino, estão cinco medalhistas olímpicas. A começar por todo o pódio de Londres 2012. Além de Yane, que conquistou o bronze nas Olimpíadas da Inglaterra, a lituana Laura Asadauskaite (ouro) e a inglesa Samantha Murray (prata) se garantiram na grande decisão feminina do torneio.
 
Nesta quinta-feira, dia 21, é a vez dos homens encararem a sua qualificação de olho em uma das 36 vagas da final, no sábado. Dentre os mais de 70 pentatletas inscritos, estarão 11 brasileiros: Aloísio Sandes, Daniel Velasques, Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento, Gabriel Sasaqui, Lucas Martinez, Lucas Santos, Victor Barbosa, William Muinhos e Yan Freitas.