Catarinense luta pelo bicampeonato no Rip Curl Grom Search 2017

Vindo de vitória, Leonardo Barcelos tenta novo título na etapa decisiva do circuito nestes sábado e domingo / Foto: Pedro Monteiro

São Paulo - Vitorioso na etapa passada e atual vice-líder do ranking mirim, o catarinense Leonardo Barcelos quer repetir a comemoração de 2016, com mais um título no Rip Curl Grom Search 2017, apresentado por Guaraná Antarctica, na mesma praia de Maresias, em São Sebastião. No ano passado, o surfista de Imbituba chegou “atropelando” e manteve o alto nível técnico, com 100% de aproveitamento.
 
Desta vez, a disputa é mais acirrada e ele terá como grande rival outro catarinense, Lucas Vicente. Os dois apresentam um empate técnico, com leve vantagem para o atleta de Florianópolis nesta 3ª e decisiva etapa, nestes sábado e domingo (11 e 12). Também estão na briga Daniel Templar, de Saquarema/RJ, e Eduardo Motta, de Guarujá. O título vale vaga para a final internacional do evento, em 2018, com passagem e hospedagem durante as disputas oferecidas pela Ocean Travel.
 
Leo, que já está treinando em Maresias, será o representante brasileiro na disputa contra os gringos este ano e diz que a preparação para este evento mundial, lhe garantiu manter a alta performance. “Treinei bastante para chegar junto com o mesmo nível”, comenta. “Fui para o Havaí e me preparei muito. Eu evoluí o meu surf, estou com manobras mais radicais no meu arsenal e também estou surfando mais forte”, conta.
 
Ele não esconde a ansiedade pela disputa decisiva e espera repetir a boa atuação do ano passado. “A emoção e a expectativa são as mesmas do ano passado. Estou muito ansioso para essa etapa e treinando forte. Não vejo a hora de colocar a lycra e ir para a água fazer o meu melhor. Gosto muito de Maresias. Sem dúvida é uma das minhas praias preferidas. A onda é muito forte e uma das melhores do Brasil”, fala.
 
“O Lucas é um atleta muito bom e já estou acostumado a competir com ele. Para ser campeão, tenho de dar o melhor do melhor, mas vou focar mais em mim. Vou para cada bateria querendo ganhar de mim mesmo”, revela o campeão de 2016, que tem 1.810 pontos, com um terceiro na etapa de Florianópolis e a vitória em Búzios, apenas 90 pontos atrás de Lucas, vencedor na abertura do Circuito e segundo na disputa seguinte.
 
Ao vivo - A 3ª e última etapa do Rip Curl Grom Search 2017, apresentado por Guaraná Antarctica, reunirá 120 atletas, divididos em quatro categorias. Também estarão em disputa a grommet (sub12), a iniciante (no máximo 14 anos) e a feminina, que assim como a mirim, com limite de 16 anos e valendo vaga para a final internacinoal, com direito a passagem e hospedagem.
 
O evento será transmitido ao vivo pela internet, pelo link http://www.ripcurl.com.br/grom-search-ao-vivo, com imagens das ondas, som da locução, feita pelos experientes Paulo Issa e Marcos Bukão, e as notas dos juízes. Na areia, também estão garantidas várias atrações para os atletas e para o público. O grande destaque é o Pico Guaraná, um espaço com distribuição de misturas Guaraná Antarctica e o surf mecânico para todos da praia, além da pintura de pranchas dos competidores com o artista plástico Marcello Macarrão.

Veja Também: