Thiago Wild decide o título do Banana Bowl em Criciúma

Paranaense enfrenta sérvio em busca do oitavo título masculino do Brasil na categoria 18 anos masculino. Em Caxias do Sul, Matheus Pucinelli joga pelo título de 16 anos  / Foto: Mauricio Vieira

Santa Catarina - O 47º Banana Bowl terá neste sábado o oitavo título brasileiro ou a primeira conquista da Sérvia na chave masculina de simples da categoria 18 anos no mais tradicional torneio infantojuvenil de tênis da América do Sul, com o paranaense Thiago Wild enfrentando Marko Miladinovic não antes das 10h30, na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma. 
 
A final terá transmissão ao vivo disponibilizada na fanpage oficial do Banana Bowl no Facebook: www.facebook.com/bananabowl
 
Aos 17 anos, Wild tenta o título mais importante da carreira no circuito ITF Juniors após uma grande campanha, vencendo em todas partidas jogadores que completam 18 anos em 2017 e que iniciaram a semana com ranking melhor que o brasileiro. Ele passou pelo sueco Karl Friberg (66º), o argentino Francisco Vittar (66º), o americano Patrick Kypson (47º), o colombiano Sergio Hernandez e o americano Gianni Ross (33º).
 
Nesta sexta-feira, Ross iniciou a partida com vantagem diante do brasileiro desde o set inicial, mas Wild chegou a ter oportunidades de quebra no final da parcial, quando não conseguiu aproveitar. Ao início do segundo set a vantagem também era do americano, com uma quebra a seu favor, mas o jovem brasileiro conseguiu igualar a disputa e assumiu o comando do jogo a partir do tie-break do segundo set para não mais ser ameaçado na partida, fechando com parciais de 4/6 7/6(4) 6/2, em 2h50min de jogo.
 
“O principal foi a força mental porque nesta fase do torneio todo mundo joga bem, todo mundo bate bem a direita, a esquerda, todo mundo tem bons golpes, mas a força mental fez toda a diferença hoje, principalmente no terceiro set, que eu consegui pegar uma quebra logo de cara e assumi a dianteira do jogo”, afirmou Wild após a vitória na semifinal.
 
Já o sérvio Marko Miladinovic, atual 45º, fez sua campanha com vitórias sobre o japonês James Trotter (103º), o americano Danny Thomas (34º), o colombiano Nicolas Mejia (94º) e o argentino Juan Pablo Grassi Mazzuchi (61º).
 
Na semifinal contra Grassi Mazzuchi, Miladinovic encontrou pouca resistência do adversário, que havia sido responsável por derrotar o brasileiro Gabriel Décamps nas quartas de final. Em apenas 52 minutos, o sérvio venceu o duelo com parciais de 6/2 6/1.
 
“Eu ficou muito feliz, eu joguei o torneio muito bem. Essa partida eu também consegui jogar muito bem, acho que ele estava machucado, mas foi um jogo muito bom para mim. Amanhã precisarei jogar bem, é um bom adversário e vamos ver, espero vencer”, afirmou Miladinovic.
 
Os dois tenistas se enfrentaram apenas uma vez no circuito, em Berlim, no ano passado, quando Miladinovic levou a melhor. “Já conheço ele (Miladinovic), já joguei simples e duplas contra ele e, com certeza, vai ser um jogo duro para os dois e um bom jogo, um jogo digno de final. Jogando em casa é sempre bom, tem mais energia, mais torcida e motiva mais”, declara o brasileiro.
 
“A gente tem que sempre pensar (em título). A gente vem para ganhar, né? A gente não vem para o torneio para perder, então amanhã vamos voltar com tudo, descansar bem hoje e principalmente amanhã a cabeça tem que estar bem em ordem, pois a final é sempre mais difícil”, concluiu Wild.
 
Se conseguir o título, o tenista paranaense se junta a Joaquim Rasgado Filho, Roger Guedes, Flávio Arenzon, Eddie Pinto, Eduardo Oncins e Orlando Luz na lista de brasileiros campeões do Banana Bowl, enquanto Miladinovic tenta o título inédito para a Sérvia.
 
Appleton busca primeiro título britânico em segunda final consecutiva - Vice-campeã em 2016, a britânica Emily Appleton confirmou sua condição de cabeça de chave 1 na atual edição do Banana Bowl e vai disputar o título com a americana Whitney Osuigwe, de apenas 14 anos, que busca de seu segundo título seguido após ter conquistado o Asuncion Bowl, no Paraguai.
 
Appleton precisou se recuperar na partida desta sexta-feira após perder rapidamente o primeiro set e conseguiu se manter na partida vencendo o tie-break antes de fechar o duelo no terceiro set com 1/6 7/6(2) 6/4. Whitney Osuigwe também precisou jogar três sets para se garantir na final. Diante da compatriota Hailey Baptiste, a americana venceu com parciais de 6/3 3/6 6/3.
 
Osuigwe dará o oitavo título aos Estados Unidos no Banana Bowl em caso de vitória na final contra Appleton, que ao chegar à segunda decisão seguida se iguala às brasileiras Patricia Medrado e Silvana Campos, além das argentinas Claudia Casablanca e Lilia Osterlho, a argentina Maria Emilia Salerni e a russa Alisa Kleybanova.
 
Pucinelli busca segundo título seguido do Brasil nos 16 anos - Em Caxias do Sul, o paulista Matheus Pucinelli vai jogar neste sábado pelo título de simples da categoria 16 anos após vencer a semifinal contra o peruano Mateo Vereau por 2 sets a 1, com parciais de 3/6 6/3 6/1. Ele encara na final o argentuno Luciano Tacchi, cabeça de chave 2, que passou pelo uruguaio Emiliano Troche com 4/6 6/0 6/3. “Estou feliz com o resultado e agora tenho que ir com tudo na final””, declarou Pucinelli após a semifinal.
 
Também foram definidas as finais de 16 anos feminino, 14 anos masculino e 14 anos feminino em Caxias do Sul, que tem atletas de Chile, Colômbia, Peru e Venezuela podendo ser campeões, além de Brasil e Argentina.
 
A decisão da categoria 16 anos feminino será entre a chilena Josefa Fernandez Moreno e a colombiana Jessica Plazas, enquanto a peruana Daianne Hayashida e a argentina Luana Morini jogam pelos 14 anos feminino. Na final de 14 anos masculino, o peruano Christopher Li encara o venezuelano Francisco Lamas.
 
Confira abaixo a programação deste sábado:
 
Sociedade Recreativa Mampituba - Criciúma - 18 anos
 
Quadra 1
 
A partir das 9h30 - Final Feminina de Simples
Emily Appleton (GBR) [1] vs Whitney Osuigwe (USA) [11]
 
Não antes das 10h30 - Final Masculina de Simples
Thiago Wild (BRA) vs Marko Miladinovic (SRB) [9]
 
Quadra 3
 
A partir das 10h - Final Masculina de Duplas
Alexandre Rotsaert/Sangeet Sridhar (USA) vs Juan Hernandez (MEX)/Nicolas Mejia (COL) ou Gianni Ross/Danny Thomas (USA)
 
Não antes das 11h30 - Final Feminina de Duplas
Elysia Bolton/Vanessa Ong (USA) vs Hailey Baptiste/Whitney Osuigwe (USA)
 
Recreio da Juventude - Caxias do Sul - 14 e 16 anos
 
Quadra 1
 
10h - Final de simples 16 anos masculino
Matheus Pucinelli (BRA) vs Luciano Tacchi (ARG)
 
A seguir - Final de simples 16 anos feminino
Josefa Fernandez (CHI) vs Jessica Plazas (COL)
 
Quadra 6
 
10h - Final de simples 14 anos masculino
Christopher Li (PER) vs Francisco Lamas (VEN)
 
 A seguir - Final de simples 14 anos feminino
Daianne Hayashida (PER) vs Luana Morini (ARG)
 
Com finais de 14 e 16 anos transmitidas pelo site http://www.bitcomnews.com.br/web/
 

Veja Também: