Brasil estreia com vitória na temporada 2018

Otávio e Maurício no bloqueio / Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto/CBV

São Paulo - A seleção brasileira masculina de vôlei começou a temporada 2018 com vitória. A equipe dirigida pelo técnico Renan venceu a China, na noite desta terça-feira, dia 15, no primeiro de dois amistosos no ginásio do Abeté, em Taubaté (SP).
 
O Brasil venceu por 3 sets a 1 (25/18, 21/25, 25/20 e 25/21) no confronto que serve como preparação para a Liga das Nações, onde a equipe brasileira estreia no próximo dia 25.
 
Estreante na seleção brasileira, o ponteiro Léo, que jogou a Superliga Cimed 17/18 pelo JF Vôlei (MG), estava agradecido após a partida. “É a minha primeira vez na seleção adulta, até fiquei um pouco nervoso, e já tive essa enorme oportunidade de começar jogando. Acho que posso fazer melhor, mas estou muito feliz e grato”, disse Léozinho.
 
O central Isac entrou ao longo da partida e foi um dos destaques. Após o jogo, o atacante falou sobre o valor de fazer amistosos neste início de preparação.
 
“Foi importante fazer esse jogo, o Renan pode mexer no time e essas trocas fazem parte. Amistoso é para isso. O time ainda esteve um pouco sem ritmo, o que é natural na volta da folga depois da Superliga e neste início de temporada aqui na seleção. Jogar é sempre diferente de treinar, ainda temos muito o que melhorar, mas é apenas o começo”, disse Isac.
 
O técnico Renan avaliou o desempenho da seleção brasileira, destacando, principalmente, a importância e a oportunidade de fazer este primeiro amistoso da temporada.
 
“Já era esperado essa oscilação, o time com momentos de altos e baixos, fomos bem no saque em grande parte do jogo, boa defesa e até mesmo contra ataque. Conseguimos criar algumas situações positivas e, como um primeiro jogo da temporada, foi muito válido. Jogar é sempre muito bom, mas ainda temos muito o que treinar e melhorar”, concluiu Renan.
 
O segundo amistoso entre Brasil e China será na quinta-feira, dia 17, desta vez às 19h, também no Abaeté e com transmissão do SporTV.  
 
O Jogo - O Brasil abriu o placar do amistoso com ponto de bloqueio de Otávio. Na sequência, a equipe da casa ainda chegou a 6/2. Maurício Souza marcou 9/5. Depois de uma bola bastante disputada, Otávio bloqueou e marcou 12/7. No ace de Maurício Borges, o placar foi a 15/10. O marcador ficou mais equilibrado em 17/15. Quando a China encostou em 16/17, Renan pediu tempo. Contando com erros do adversário, o Brasil chegou a 21/16. E, no erro da China, o Brasil fechou em 25/18.
 
Os chineses começaram bem no segundo set e, com ponto de bloqueio, abriram 4/1 sobre o Brasil. A seleção visitante se manteve no comando do marcador e chegou a 11/8. A China ainda marcou 13/10 e, na sequência, 15/11. No bloqueio de Maurício Souza, o Brasil aproximou em 13/15. A diferença no placar seguiu em dois pontos (19/17). Com Wallace, em uma diagonal curta, a seleção brasileira encostou em 20/21. A China voltou a abrir, fez 23/20, e Renan pediu tempo. Os visitantes seguirem bem e fecharam em 25/21.
 
A China também esteve no comando no início da terceira parcial. Maurício Borges pontuou pela entrada de rede e o Brasil deixou tudo igual: 5/5. Depois de bom saque de Bruninho, a seleção brasileira passou a frente (7/6). Depois de grande defesa de Thales, Léo pontuou e o Brasil fez 11/10. No ace de Wallace, 12/10. No bloqueio, os chineses fizeram 14/13. Na bola de segunda de Bruninho, 16/15. O adversário voltou a empatar em 17/17. Com Isac, os donos da casa marcaram 20/18. O Brasil ainda marcou 22/18. No final, vitória brasileira por 25/20.
 
O Brasil começou embalado no quarto set e, quando abriu 4/0, a China pediu tempo. Na volta, no bloqueio de Wallace, 5/0. Com Maurício Souza, o placar foi a 9/3. Isac pontuou bem e ajudou a equipe brasileira a marcar 12/6. Os chineses reduziram a desvantagem para 9/12 e Renan pediu tempo. Com ponto de bloqueio de Maurício Souza, o Brasil marcou 16/14. O placar ainda foi a 21/17. E o Brasil encerrou o primeiro compromisso do ano vencendo por 25/21.
 
Veja Também: